terça-feira, 22 de setembro de 2020

Fita Preta Chão dos Eremitas Alicante Branco 2018 Branco

FITA PRETA CHÃO DOS EREMITAS ALICANTE BRANCO 2018 BRANCO | ALENTEJO | 12,5% | PVP  25€
ALICANTE BRANCO
FITAPRETA VINHOS, LDA
17,5

A Alicante Branco, também conhecida por Boal de Alicante e Boal Cachudo,  fez nascer este vinho único em Portugal e mesmo único no mundo. Uma das castas antigas do Alentejo que veio a perder lugar nos vinhedos quase até à sua extinção devido a, conta a história, ter a fama de produção de vinhos de baixa qualidade.
Importante neste vinho conhecer um pouco mais acerca da vinha de onde vem a matéria prima para a sua produção. A Vinha Chão dos Eremitas, com plantação datada de 1970, altitude entre os 256-267 metros e solos graníticos. Fica no sopé sul da Serra d’Ossa. É um lugar especial não só pelo terroir fresco que apresenta, mas também pela história ligada à produção de vinho de forma ininterrupta desde o século XIV, sendo que, foram encontrados alguns artefactos arqueológicos ligados ao vinho que datam do século VII a.c.. Vamos ao vinho?
Cor amarelo citrino, intenso, ligeiramente pálido, aberto, aspecto jovem e límpido. Aromaticamente complexo, com notas de fruta amarela, pêssego, alperce, alguma marmelo, maça verde e citrinos maduros toranja, tangerina, notas de flor branca, ligeiro toque quimico, cabeça de fósforo, amplo e fresco. Na boca surge com boa presença, alguma untuosidade e volume, acidez equilibrada, fruta de pomar, harmonioso, com final de boca longo e pesistente.
 Portou-se bem com o Pregado bem regado com azeite, mas creio que a experiência será plena com peixe mais gordo ou assados no forno. Bela companhia.

Sem comentários:

Enviar um comentário