quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Kopke Vintage Port 2011

KOPKE VINTAGE PORT 2011 | PORTO | 20% | PVP 45€
VINHAS VELHAS, TOURIGA NACIONAL
SOGEVINUS FINE WINES, SA
18

A mais antiga casa de Vinho do Porto. É verdade. É um curiosidade bem interessante saber que ainda antes de haver a demarcação da região do Douro, já existia a Kopke. Foi fundada em 1638 e faz todo o sentido que no Dia Internacional do Vinho do Porto possa publicar acerca de um Porto desta casa. Confesso que da Kopke tenho vindo a provar muito mais Colheitas que Vintages e que tenho a mesma como uma das casas que me deu a conhecer colheitas de elevadíssima qualidade, mas este Vintage 2011 conseguiu superar as minhas expectativas, revelando ainda uma fruta no seu esplendor, ainda raçudo, com muita elegancia e equilibro no conjunto. 
Cor vermelho retinto, opaco e denso, com lágrima escorreita, lenta e bem definida. Exuberância da fruta preta madura nos aromas, fruto de árvore, ameixa preta e cereja, ainda a mostrar concentração, alguma especiaria, principalmente pimenta preta e balsâmicos respirantes e refrescantes, com ligeira nota de hortelã. Boca com estrutra, embora já com algum polimento, pelo tempo de garrafa, a mostrar garra, doce bem medido, equilibrado, em conjunto com um tanino sólido e expressivo, com a fruta a continuar a ter um papel de destaque e com término de boca longo e elegante. 
Sendo que não acabou de sair para o mercado mostrou-se jovem e com potencial de guarda imenso. 
A ligação fez-se com chocolate. Um semi-frio de Ferrero Rocher que foi desaparecendo na mesma medida que se ia esvaziando a garrafa,

Sem comentários:

Enviar um comentário