quinta-feira, 25 de março de 2021

Portal Tinta Barroca 2016 Tinto

PORTAL TINTA BARROCA 2016 TINTO | DOURO | 15,5% | PVP  21€
TINTA BARROCA
SOC. QUINTA DO PORTAL, SA
17,5

A Tinta Barroca, casta que habitualmente vemos como fazendo parte do blend de grandes vinhos do Douro, não se deixa ver assim desacompanhada com muito frequência. Se tal acontece é porque algo de especial aconteceu para que a decisão fosse não o incluir em mais um vinho com outras castas a compor, mas sim, lançá-lo a solo.
Com efeito, esta é apenas a segunda vez que a Quinta do Portal lança a Tinta Barroca em monocasta e ainda bem. Mais do que a sua fruta belissima, o que me estusiasmou foi o perfil elegante com que se apresenta, sendo que, após o ter provado e bebido fui alertado para o facto de o mesmo poder ter cerca de 15% de alcool, fui verificar e afinal tinha 15,5%. Posso dizer que o meu sorriso foi de orelha a orelha. Sinceramente não lhe reconheci essa garduação. Belo trabalho.
Cor vermelho rubi intenso, de média concentração, aspecto jovem e límpido. No nariz mostra a fruta vermelha e preta madura num belo ponto de frescura e elegância, alguma bergamota, especiado fino, belo conjunto.  Boca com volume e estrutura, toque macio, com uma acidez a secar o palato ao mesmo tempo que lhe mostra um fruta saborosa e sumarenta, tanino redondo, equilibrado e harmonioso, está  pronto, com boa profundidade de boca e com final longo.
À mesa a carne mal passada na brasa é um autêntico pecado.

Sem comentários:

Enviar um comentário