sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Restaurante Tivoli Palácio de Seteais - Sintra

O chef Joachim Koerper é agora consultor gastronómico do Tivoli Palácio de Seteais e preparou uma nova carta para o restaurante do Hotel. Neste sentido, fomos conhecer a mesma num jantar de degustação que nos levou a acreditar que passou a haver mais uma oferta gastronómica de elevada qualidade no concelho de Sintra.
A aposta passa por renovar e dinamizar todo o conceito que envolve a cozinha do Tivoli Palácio de Seteais e é nesse sentido que o chef vai trabalhar em parceria com a equipa de cozinha do Palácio para rever e atualizar menus e introduzir novos sabores e técnicas, dando prioridade à criação de uma nova carta para o restaurante Seteais, onde o chef vai apresentar algumas novidades, a par com uma nova abordagem aos pratos mais tradicionais. A renovação da carta de sobremesas está a cargo da chefe de pastelaria Cintia Koerper.
Seguem-se a atualização das ementas de casamentos e eventos com assinatura do chef, assim como do buffet de pequeno-almoço.
No menu deste jantar, verdadeiramente à altura das expectativas, foi com um sorriso disfarçado que encontrei a assinatura do Chef em cada prato que foi sendo servido, usando muitos ingredientes ligados a Sintra, ao Atlântico e ao micro-clima da região, mas sentindo a mão de quem nos fazia chegar a um genuíno festival para os sentidos. 

A viagem começou em alta com Tártaro de Atum, Beterraba e Caviar Beluga e o espumante Joachim Koerper Extra Brut Reserva de 2014. Elegância e elegância, finess e finess. Maravilhoso.
 
A criatividade do Chef mostrou-se desde logo e o Caldo Verde com Carabineiro e Foie Gras foi disso prova. Carabineiro no ponto, com textura e suculento, com o lado mais terroso a ser apresentado pelo caldo cheio de sabor e o foie perfeito. Companhia acertada para o Soalheiro Alvarinho de 2020, jovial e com acidez no ponto para este começo.
 
Seguiu-se um dos momento da noite. Peixe cozinhado na perfeição, as Ostras a carregarem o mar até à mesa e a ligação com o Collares Chitas Branco de 2017 a ser a cereja no topo do bolo. Uma Garoupa com Ostras, Pepino e Molho de Vinho de Colares que só deixa boas memórias.
 
Caminhamos em direção a Terra com o Ravioli de Camarão e Couve Estufada generosamente completa à posteriori com pétalas bem finas de Trufa branca. A simplicidade do prato, como se quer, os sabores todos em harmonia e um aroma cativante. O tinto reserva bairradino da Quinta dos Abibes de 2016 foi a companhia no copo. Perfil não impositório, fruta bem cuidada e muita frescura.
 
De seguida, continuamos pela região com o Leitão com Chutney de Maça de Fontanelas, Maracujá e Batata Ponte Nova digna desse nome. A textura da carne do leitão, aliada à crocancia da sua pele e da riqueza de sabor do chutney de maça. A batata estava divinal. Um prato delas era pouco. No copo um tinto menos concensual. O tinto com origem no Alentejo. O Red Shiraz Reserva de 2017 mostrou mais quente do que esperava e, neste aspecto, talvez aqui pudesse ter optado por continuar com o vinho anterior.
 
Momento seguinte. Lugar ao queijos e ao Vinho do Porto. Um Vintage 2011 da Rozés, ainda cheio de nervo e fruta, a casar com a Trilogia de Queijos Artesanais selecionandos pelo Chef. 
 
Quase a terminar, lugar às coisas doces com um momento de se lhe tirar o chapéu. Que grande trabalho. A "Nossa" Tarte de Limão com Gelado de Manjericão. Textura, sabor e ligação ao Scheurebe Trockenbeeren Auslese 2017 que com a sua docura, mas também acidez fez desta mais uma experiência a não esquecer. 
 
Por último, e já em companhia de um bom café, a simplicidade da selecção de Petit Fours, também criação de Cintia Koerper, para apreciar sem reservas.
Sem dúvida que Seteais não poderia estar em melhores mãos.
_________________________________________________________________
TIVOLI PALÁCIO DE SETEAIS
Tipo de Cozinha: Portuguesa, Fine Dining, Autor
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo:Sim
Estacionamento: Sim. Público.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 12:30h às 15:00h e das 19:30h às 22:00h
Preço Médio p/ Refeição sem vinho: 50€

Morada: Rua Barbosa du Bocage, 8 2710-517 SINTRA
Telefone:  +351 219 233 200
Na net: Tivoli Palácio de Seteais

Sem comentários:

Enviar um comentário