quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Herdade Grande Amphora 2019 Tinto

HERDADE GRANDE AMPHORA 2019 TINTO | ALENTEJO | 14% | PVP 25€
TINTA CAIADA, TINTA GROSSA, TOURIGA FRANCA
HERDADE GRANDE - ANTÓNIO MANUEL LANÇA
17,5

Quem, pelas mais diversas razões, continua afastado e sem conhecer os vinhos de talha não tem a noção do que está a perder. Cada vez mais têm um cantinho reservado na minha garrafeira, embora, também pelas mais diversas razões, não as consiga fazer lá parar durante muito tempo. 
Este talha tinto é uma verdadeira gulodice, não que seja um vinho doce, nada disso, bem pelo contrário, mas porque nos dá um prazer imenso a beber, tem um potencial enorme na ligação à mesa e porque desaparece num ápice. 
Visualmente de cor vermelho com reflexos rubi abertos, média concentração, cativante, aspecto limpo e jovem. Aromas onde a fruta vermelha madura e fresca se junta num feliz casamento com as notas mais terrosas do seu bouquet, com especiados bem ligados, pimentas, fino e elegante. Na boca mostra algum corpo, não sendo um vinho de volume em demasia, que na verdade também não seria o pretendido, mas revelando boa secura, alguma rusticidade, acidez no ponto, juntando-se a fruta num plano sumarento, cativante, primando pela leveza e elegância que um vinho de ter. Termina longo e sempre num registo muito fino e apetecível.
Cai com estrondo na mesa e mostra aptência diversificada para pratos de cariz regional, com complexidade e sabores alentejanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário