sábado, 14 de agosto de 2021

Freixo Sauvignon Blanc 2020 Branco

FREIXO SAUVIGON BLANC 2020 BRANCO | ALENTEJO | 13% | PVP 9,90€
SAUVIGNON BLANC
HERDADE DO FREIXO II, SA
17

Produzir bom Sauvignon Blanc em Portugal não é tarefa fácil, as condições de terroir, dizem os sabedores, não são as ideais e parece que também nos falta algum conhecimento. No entanto, vou percebendo que, cada vez mais, têm surgido exemplares que vale a pena conhecer. Este é um deles. Não prima pela exuberância desmesurada dos descritores, mas estão lá e de forma muito elegante e precisa, exclamando em voz alta que estamos a beber um sauvignon blanc.  
Cor amarelo citrino, aberto, com tonalidade esverdeada nitida, aspecto límpido e jovem. No plano aromático mostra muita fruta, notas de maracujá,alguma manga, lima, maça verde, toque vegetal bem medido, pimento verde e relva cortada,boa carga mineral, pedra partida, fresco. Boca elegante, textura um pouco mais mordiscável com a mão equilibradora da sua acidez fina, cheia de fruta sumarenta, num equilibrio entre o ligeiramente untuoso e uma secura leve, mas prolongada, terminando longo e finura.
Acredito que esta seja a altura ideal para o beber pois a sua ligação aos pratos de marisco, saladas com maior ou menor complexidade, grelhados de carnes brancas e cozinha asiática será, com toda a certeza, acertada.

Sem comentários:

Enviar um comentário