quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Allgo Encruzado - Uva Cão 2019 Branco

ALLGO ENCRUZADO - UVA CÃO 2019 BRANCO | DÃO | 13% | PVP  9,49 €
ENCRUZADO, UVA CÃO
CM WINES SOCIEDADE VINICOLA, LDA 
17

O contra rótulo deste vinho começa por dizer que "(...)O Dão é Allgo que cativa (...)" e na verdade, o facto deste Dão me ter cativado levou-se a quase de imediato pegar na garrafa e ver o que mais podia saber sobre o vinho. 
Cativou-me acima de tudo a sua frescura e finess, acompanhada por uma acidez vivaz e salivante que nos faz pensar de imediato em juntar-lhe comida. Abaixo de 10€ é uma opção muito, mas muito interessante.
Cor amarelo citrino intenso com nuances de tonalidade esverdeada, aberto, límpido e de aspecto jovem. No nariz não se mostra muito exuberante como muitos gostariam, revela antes a delicadez e finess que referi anteriormente, com notas de maça verde, pêssego e alperce maduros, toque de lima e perfumado floral, um ligeiro herbáceo quase escondido e envolvência mineral. Boca com textura, com bom corpo, macio e cremoso, mostrando ao mesmo tempo uma acidez acutilante, que seca o palato, que nos faz salivar e que nos faz querer contar com ele à mesa. A fruta aparece sumarenta, fresca e em harmonia com os restantes pontos do vinho. Fina de boca longo e elegante.  
Não deixei de pensar em peixes gordos, em salmão, em bacalhau e polvo bem regados com azeite, ao mesmo tempo que fatias finas de enchidos diversos faziam também as delicias do momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário