quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Esporão Roupeiro 1987 Branco

ESPORÃO ROUPEIRO 1987 BRANCO | ALENTEJO | 11,5% | PVP  - €
ROUPEIRO
FINAGRA, SA 
16

Mais um bom regresso ao passado em tempo de pandemia. Com o Esporão Reserva 2020 a chegar ao mercado nada como beber o vinho que, se pode dizer, deu inicio à aventura. Aparece ainda com uma vivacidade e frescura digna de registo, naturalmente com a nota do tempo, a evolução e a transformação devida ao longo dos anos. Continua a dar muito prazer, agora noutro registo, sempre com ele à mesa. 
Na arte, Manuel Gargaleiro deu cor à imagem do vinho, juntou-lhe mais uma obra sua, única como é um vinho.
A cor carregada de dourados intensos, com tonalidades de âmbar já presentes, não esconde a sua idade e faz com que, por momentos, se pense que já o perdemos para os anjos. Puro engano.  No nariz revela aromas de fruta seca e passa, noz, amnêndoa, pinhão e alperce, com toque de cera de abelha, toque salino e pedregoso, cativante. Boca com algum volume, textura macia, veludo, com acidez equilibradora,  no ponto, com a fruta aqui um pouco mais jovem e fresca, boa tensão e vivacidade, equilibrado, com final de boca médio longo. 
O peixe assado no forno com alguma complexidade ou uns queijos de pasta mole no final da refeição serão boas escolhas para lhe fazer companhia.

Sem comentários:

Enviar um comentário