quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Ferreira Duque de Bragança Porto 20 Anos

FERREIRA DUQUE DE BRAGANÇA PORTO 20 ANOS | PORTO | 20% | PVP  49€
SOGRAPE VINHOS, SA
17


Um Porto é sempre uma descoberta de história, uma aventura para os sentidos, um vinho que deviamos ter em mais conisderação na hora de o trazer para casa. Este é um 20 anos, engarrafado em 2016, da mítica casa Ferreira. Apesar de turvo, um prazer imenso quer nos aromas, quer na prova de boca. 
Cor âmbar escuro, aparência densa, com alguma sujidade, turvo, lágrima escorreita e bem definida. No plano aromático mostra-se bem melhor do que no plano visual, com predominância do fruto seco e passa, noz e avelã ligeiramente tostada e alperce, casca de laranja confitada, notas de melaço e algum verniz em fundo, que vai dissipando à medida do tempo de abertura da garrafa. Na boca apresenta textura aveludada, macia com alguma densidade e untuosidade característica, vivaço, bem de acidez, mais expressão do fruto seco, noz em relevo, com ligeiro picante num conjunto doce equilibrado e de final de boca longo.
Foi escolhido para a sobremesa para dois casamentos. O primeiro com o bolo de bolacha de manteiga e com o café bem puxadinho, ligação muito boa, com a sua acidez e vivacidade e equilibrar com a gordura e untuosidade do bolo; depois, brilhando mais, com uma fatia de bolo de amêndoa caramelizada com mel. Sem palavras.

Sem comentários:

Enviar um comentário