ALICANTE BOUSCHET, PETIT VERDOT
MENIR BR SOCIEDADE AGRÍCOLA, SA
17,5
A palavra "Clássico" parece andar um pouco gasta nos últimos tempos, mas este Vale de Ancho é, sem dúvida alguma, um dos vinhos onde ela se encaixa na perfeição. Olhamos sempre para eles num mix de admiração e expectativa sempre que sai uma colheita ou sempre que estamos perante uma garrafa. Estará à altura? Este respondeu afirmativo nos dois momentos em, que o provei.
Em Maio de 2022 cruzei-me com ele a primeira vez, ambiente alentejano, gastronomia regional e a sua presença natural a maridar cada momento. No final do mesmo ano fiz questão em voltar a ele. Não me enganou. Rico de aromas, com a fruta preta a ligar-se com notas especiadas,
bosque e algum hortícola, mostrando estrutura, textura aveludada,
envolvente, num conjunto uno e cheio de potencial de futuro quando
esquecido na garrafeira. Lá ficarão.
Cor vermelho rubi concentrado, auréola mais luminosa, aspecto límpido e jovem. No plano aromático revela fruta preta madura, fruto silvestre e de árvore, amora, cereja, ameixa preta, lado a lado com notas de madeira exótica, cedro, especiaria fina, torrefação, rama de tomateiro, turfa húmida, nota mentolada evidente, complexo, rico, vivo. Boca com estrutura, volume, encorpado e a mostrar uma juventude e vida imensa, macio e aveludado, acidez equilibrada, boa secura, tanino poderoso, mas polido, conjunto equilibrado, sólido, mostrando o lado especiado e de estágio em barrica de forma subtil, final de boca longo e persistente.
Sem comentários:
Enviar um comentário