sexta-feira, 29 de março de 2024

Tapada do Chaves Reserva 1999 Tinto

TAPADA DO CHAVES RESERVA 1999 TINTO | ALENTEJO | 13% | PVP  49 €
VINHAS VELHAS (TRINCADEIRA, ARAGONÊS, CASTELÃO, TINTA FRANCISCA)
TAPADA DO CHAVES SOC. AGRÍCOLA E COMERCIAL, SA
17,5

Na Tapada do Chaves encontram-se duas das mais velhas parcelas de vinha do Alentejo, ainda em produção, com registo nos passados anos de 1901(vinha velha tinta) e 1903 (vinha velha branca). Ficam em Frangoneiro, bem perto de Portalegre, em terras do Alto Alentejo e de lá vimos nascer vinhos de reconhecida qualidade, singularidade e longevidade.
Este rótulo dourado de 1999 é uma justa homenagem às Vinhas Velhas deste produtor em comemoração dos 100 anos da vinha de onde vieram as uvas para lhe dar vida. A Vinha do Tanque, que ficava do lado direito quando se entrava na propriedade, entretanto arrancada devido à baixa produção. Embora tenha apenas a indicação de Reserva no rótulo é feito 100% a partir de uvas provenientes de Vinhas Velhas.
Sendo conhecida por muitos esta minha paixão pelos vinhos de 1999, tive o prazer de, recentemente, me cruzar com este vinho, cheio de História e de estórias para contar. 
Visualmente conserva ainda a tonalidade mais escura de cor vermelha, tonalidade alaranjada, média concentração, auréola mais luminosa e aberta. No nariz, após abertura e descanso prévio, mostra toda a riqueza da Vinha Velha, mantendo as notas de fruta, alguma ginja, fumados, cedro, cacau, folha de tabaco e especiaria fina, exótica, num registo harmonioso, desafiante e elegante. Na boca mostra-se volumoso, vivaz, de textura macia e polida pelo tempo, boa secura, fruta presente, tanino polido, sem se mostrar adormecido, recorte especiado bem integrado, sem arestas, com final de boca longo e prazeroso a beber. 
Vem aí um fim-de-semana de assados no forno, cabrito e borrego para este menino.

Sem comentários:

Enviar um comentário