BAGA
MAINOVA SOCIEDADE AGRÍCOLA, LDA
17,5
A baga, casta ícone da região da Bairrada, habituou-me a olhar para ela como só podendo satisfazer o meu íntimo vínico quando proveniente dessa região que adoro. Contudo, nos últimos anos, a baga começou a saltar muros com mais frequência e a aparecer a solo também noutras regiões vitivinícolas do nosso País. Do Alentejo têm chegado os vinhos que mais me têm surpreendido neste sentido, continuando a mostrar uma baga que, ainda que diferente da nascida no seu berço de eleição, tem mantido um registo de frescura notável, fruta muito bonita e definida, mostrando carácter e personalidade únicas.
Este Mainada aponta nesse sentido, fruta imersa em notas mais terrosas e especiadas, perfil fresco e airoso, encontrando boa companhia nos pratos regionais mais complexos, sejam ele uma Sopa de Cação ou um Cozido de Grão à Alentejana.
Cor vermelho rubi de média concentração, luminoso, aberto, aspecto límpido e jovem. No nariz notas de fruta vermelha madura, muito fresca e alegre, lado a lado com componente terrosa, chão molhado pelas primeiras chuvas no final de verão e especiaria bem medida. Na boca oferece uma experiência muito neste registo de frescura da fruta vermelha e das notas mais terrosas, médio volume, tanino polido, amplitude de boca mais generosa, com final longo e persistente.
Sem comentários:
Enviar um comentário