sábado, 18 de outubro de 2008

Encostas do Enxoé Reserva 2005

Encostas do Enxoé Reserva 2004
Data da Prova:
17 Outubro 2008


Características
Tipo:
Tinto
Castas:
Aragonês e Outras
Região: AlentejoTeor Alcoolico: 13,5%
Produtor: Sociedade Agrícola de Pias

Acerca do Vinho

Vinho produzido na região do Alentejo. Limpido, cor granada aberta, com alguma evolução, espuma fugaz rosada, aroma complexo, terroso e com fruta discreta, sabor suave, harmonioso, com estrutura média e persistência a especiarias.

Prova
Não conhecia e por isso acedi ao convite do meu irmão para provar mais este néctar. Disse-me que valia a pena e a verdade é que não ficámos apenas por uma. Muito bom. A principal surpresa para mim foi a facilidade com que se bebe e ser um vinho que não cansa o paladar. É um vinho harmonioso e de textura suave que agrada desde o primeiro beijo. De facto, acompanhou com excelência o prato de carne escolhido e deve ser bebido a um temperatura entre os 18º aproximadamente.

Companhia
Acompanhou Naco de Vitela Assado no Forno

Classificação: 14/20

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Peito de Frango em Papelotes



















Esta, confesso, foi um pouco inventada. Corri o risco de ter um jantar estragado e o pessoal a chatear-me a cabeça. Mas foi o contrário e a minha filha até me pediu para fazer o mesmo prato no dia seguinte. Uma delicia.

Ingredientes:
- 3 Peitos de Frango Tamanho Médio
- 3 Salsichas
- 3 Fatias de Queijo Flamengo
- 1/2 Limão
- 3 Dentes de Alho
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
- Pimenta moída
- Salsa
- Folha de alumínio

Preparação:
Temperar os Peitos de Frango com sal, pimenta e sumo do limão. Algum tempo depois enrrolar cada uma das salsichas no queijo e colocá-lasd no meio e cada Peito de Frango. Se necessário, alargar a saliência nos Peitos com uma faca. De seguida, cortar 3 papelotes de folha de alúminio de tamanho suficiente para comportar cada um dos Peitos e salpicar em cada um deles salsa, alho picado e duas colheres de sopa de azeite. Enrrolar os Peitos de Frango em cada um dos papelotes fechando-os muito bem e levar ao forno por cerca de 40 minutos. Cuidado ao retirar o frango dos papelotes pois estes estarão muitos quentes.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Bolo de Bolacha



















Sempre adorei este bolo. O Bolo de Bolacha é daquelas delicias que, de vez em quando, deveríamos comer e esquecer, por instante, dietas e afins. Gosto mais do Bolo de Bolacha com Creme de Manteiga, mas como este é mais simples e menos enjoativo... cá está.

Ingredientes:
- 2 Pacotes de Bolacha "Maria"
- 2 Pacotes de Natas
- 1 Lata de Leite Condensado
- 4 Folhas de Gelatina
- 4 Colheres de Sopa de Açúcar
- Café q.b.

Preparação:
Coze-se o Leite Condensado numa panela de pressão durante cerca de 30 minutos. Se comprar Leite Condensado já cozido pode saltar este passo e, após bater muito bem as Natas e o açúcar, juntá-lo de imediato às mesmas continuando a bater o creme. Junta-se, por fim, as folhas de gelatina já amolecidas e bate-se mais um pouco.
De seguida, molhar as bolachas em café e colocá-las, umas sobre as outras, no interior de uma forma com aro amovível. Ir juntando o creme entre camadas alternadas. Levar ao frio e reservar uma quantidade de bolachas e creme para o enfeite final.
Após boa solidificação do bolo, cobrir com o creme que se guardou, a parte de cima do bolo e polvilhá-la com bolacha ralada. Ficou óptimo. Vou comer mais uma fatia.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Moelas Cozidas



















As Moelas Cozidas são um petisco que muita gente aprecia e que, quando acompanhado de um Arroz Branco, até numa refeição completa se torna. Regado com uma cervejinha ou um copinho de vinho tinto e acompanhado por um pãozinho para passar pelo molho.... que fome!

Ingredientes:
- 1/5 kg de Moelas frescas
- 1 Cebola tamanho Médio
- 4 Dentes de Alho
- 1 Copo de Vinho Branco
- 2 Tomates Tamanho Médio
- Azeite qb
- Sal qb
- Picante a gosto
- Salsa para enfeite

Preparação:
Picar a cebola, o alho e os tomates para dentro da panela de pressão e juntar o azeite e o vinho branco em lume brando. Adicionar sal qb e picante se desejar. Deixar refogar por uns minutos e depois juntar as moelas. Após mexer bem com uma colher de pau, juntar água até cobrir as moelas, fechar a panela e deixar a ferver por cerca de 30 minutos. Deliciosas.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Bolo de Iogurte


















Um bolo simples, delicioso e que acompanha bem um chá quente nestas tardes de Outono ou um cafézinho pela manhã antes de começar o nosso dia.

Ingredientes:
- 2 Iogurtes de Aroma ou Natural
- 4 Ovos
- 3 Copos de Açúcar
- 3 Copos de Farinha
- 1/2 Copo de Óleo
- 2 Colheres de Chá de Fermento em Pó

Preparação:
Juntar todos os ingredientes num alguidar e bater muito bem até a massa começar a criar bolhas. Os copos que servem como medida são os recipientes do iogurte. Deita-se depois a massa numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leva-se ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 a 40 minutos. Não deixar ficar tempo demais no forno ou o blo ficará demasiado seco.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails