Em Monsanto, aldeia que é denominada como a mais portuguesa de Portugal, encontrei no passado fim-de-semana um pequeno restaurante, aliás o único do local, que me causou agradável surpresa. Situado a caminho do Castelo, numa pequena casa de pedra típica do aldeamento e com uma porta vermelha de reduzidas dimensões encontramos o Petiscos & Granitos. Segundo sei foi o primeiro geo-restaurante Europeu e alia ementas relacionadas com a região a actividades de promoção do património geológico local. À primeira impressão podemos desde logo pensar "Epá, isto é pequenino! Será que cabemos cá todos?". E a própria reação do empregado quando dissemos "Somos seis." nos levou a pensar que se calhar não iriamos almoçar ali. Mas lá se arranjou maneira.
De ambiente acolhedor e familiar, a ementa apresenta alguns dos pratos tipicos da zona e algumas especialidades da casa como o Bife à Granitos ou as Costeletas de Borrego na Brasa. As entradinhas são também diferentes do habitual prato de presunto ou queijo fresco e azeitonas com umas moelas à casa divinais e um queijo fresco com especiarias também ao mesmo nível. Como refeição realço a alheira à Granitos, o Borrego Assado no Forno e as Migas de pão, grelos e feijão como acompanhamento que estavam uma maravilha.
O único ponto menos positivo que posso assinalar será o nível do serviço às mesas que nos pareceu com bastante falta de experiência e com alguma desorganização, dando mesmo a sensação que pouco perceberão do assunto. O ter de repetir por mais de uma vez alguma coisa, termos de ser nós a arranjar solução para podermos os seis almoçar na mesma mesa e o facto de muitas vezes os mesmos estarem distraídos a ver televisão não abona ao nível de serviço prestado ao cliente, todavia, no geral, aconselho uma visita ao mesmo pois a comida é de facto muito boa e tirando esses pequenos pontos a melhorar é de facto um restaurante a guardar no livro de boas recordações.
Por fim, sugiro que antes de ir almoçar faça a visita à aldeia e ao respectivo Castelo. Verá que a comida vai saber bem melhor...
Preço médio por refeição: 14 €
Atendimento: Familiar
Satisfação: 7/10
Atendimento: Familiar
Satisfação: 7/10
NÃO RECOMENDO.Como boa apreciadora da gastoronomia portuguesa, diridi-me a esse restaurante no dia 19/08/2012,pois tinha visto o proprietário do mesmo na TV uns dias antes,dirigi-me a uma mesa depois de ter sido confrontada com uns empregados nada simpaticos e sem vontade de atender quem ali entrava.Fui ignorada nos 1ºs 20 minutos,até que apareceu um deles a perguntar se já tinhamos sido atendidos.passados mais 10 min e com passo de quem anda a passear voltou sem ementa,apenas com as bases para os pratos.Levantei-me e fui embora,passei pela cozinha,agradeci o serviço não prestado, e não houve ninguém a pedir desculpas, nem o propretário.A crise não passa por ali,atenção ao cliente não existe,é porque não precisam.
ResponderEliminarBoa noite. Estive ontem neste restaurante. Não concordo com o comentario anterior.... de facto aquele sitio é muito requisitado e por motivos bem positivos. Qtos de nós, nas grandes cidades não passamos horas nas filas para pagar seja o que for... ali as pessoas trabalham e dão o seu melhor, basta estar sentado á mesa e apreciar o trabalho deles.... eu vivo na cidade e vivo sobre stresse e sei que para mim por vezes quando saio para aqueles locais mais calmos levo o stresse comigo, o que me torna intolerante... Gostei...recomendo e assim que puder volto ao restaurante porque tem uma ementa fantastica, um serviço normal, e é um espaço unico!!
ResponderEliminarHoje dia 3/11/2019 fiquei sem jantar e a razão foi que o restaurante Petiscos e Granitos decidiu não abrir para o jantar. Estás aldeias realmente não precisam de clientes para se darem ao luxo de fecharem em dia que deviam estar abertos. Aconselho que quem estiver a pensar visitar estás aldeias leve um farnel.
ResponderEliminar