quarta-feira, 9 de junho de 2010

Lagares do Cerrado Touriga Nacional 2004 Grande Escolha

Lagares do Cerrado Touriga Nacional 2004 Grande Escolha

Características
Tipo:
Tinto
Castas:
Touriga Nacional
Região: Dão
Teor Alcoolico: 13 %
Produtor: União Comercial da Beira, Lda

Preço: 26 € vap

Acerca do Vinho (Rótulo)
Touriga Nacional é a casta que ocupa 50% da vinha da Quinta do Cerrado. Dado o seu grande valor enológico foi eleita para darmos inicio a novo ciclo na elaboração dos nossos vinhos, em lagares de granito.
As uvas foram transportadas até ao lagar em caixas de 20 kg com desengaçe e remontagem manual. A fermentação durou cerca de 10 dias a uma temperatura de 26º/28ºC. Para aumentar a sua elegância e harmonia este vinho amadureceu em barricas de 2º uso em carvalho nacional (30%) e em barricas novas de carvalho novo Allier (70%). Engarrafado sem filtração. Pode criar deposito.

Nota de Prova
Este vinho, de aspecto bastante límpido, apresenta uma cor rubi/granada bastante escura e interessante. O aroma, apesar de algo fechado ao inicio, é bastante intenso a fruta vermelha bem madura e com um toque a madeira baunilhado muito agradável. Mas foi na boca que este vinho mais me surpreendeu. Tem uma presença muito frutada, como se sentissemos o sumo da fruta vermelha misturado com os toques de presença em barrica. De taninos bem definidos, mas suaves, apercedemo-nos facilmente estar na presença de um vinho equilibrado e com um final bastante persistente. Tem estrutura e pujança para aguardar mais uns anos com qualidade em garrafa. Pena que não tenha mais.

Classificação: 16,5/20

Sem comentários:

Enviar um comentário