quarta-feira, 16 de maio de 2012

Do You Wine Walk?

Em Novembro do ano passado, com a aproximação do Addega Wine Market, o Paulo Coutinho lançou um desafio. Efectuar um Wine Walk durante o evento liderado por Bloggers. Gostei da ideia e um pouco sem pensar respondi: - Conta comigo!
As regras eram simples e directas. Da lista de vinhos/produtores existentes e previamente disponibilizada pelo André Ribeirnho, seriam escolhidos 6 vinhos de, preferencialmente, 6 produtores diferentes e que se enquadrassem numa temática, por exemplo, melhor qualidade-preço, novidades, a minha selecção, etc. Seria definido com antecedência o percurso a tomar durante o evento, estabelecido o ponto de encontro e marcada a hora de inicio. A bem de se conseguir um nível de diálogo interessante e dinâmico o número de participantes seria limitado a 10. Posso dizer que foi gratificante e que só estou à espera do próximo evento do género e fazer o WineWalk 2.0 com algumas melhorias em relação a este.
Todavia, o que me fez reavivar este momento foi o artigo hoje publicado pelo Hugo Mendes no The Wizard Apprentice acerca do Summer WineMarket 2012 e da discussão que este despoletou acerca deste tipo de viagem enoturistica por entre bancadas de vinhos dos produtores.
Na minha opinião, este é sem dúvida uma acção em que se deve apostar, desenvolver e inovar ainda mais em relação à experiencia anterior. Os Bloggers são, sem dúvida, um dos intervenientes no mundo do vinho que mais podem dar ao despontar desta iniciativa nos eventos em Portugal. Gostam de comunicar, de transmitir conhecimento e de receber conhecimento. É isto que o Wine Walk deve ser. Liderado por um, mas com intercâmbio de experiências e conhecimento.
Gostaria que os Bloggers pensassem nesta hipótese como um "(...) dar vida às palavras (...)" que dia após dia se escrevem nos Blogs. Que tal agregarmos Blogs nesta ideia? Cada Blog escolhe um tema e 6 vinhos, com horários diferentes e temos num dia diversas perspectivas, dentro do mesmo evento e com a possibilidade até de cada blogger ir aos Wine Walks dos outros... se assim o entender. O que acham?

6 comentários:

  1. Contem comigo. E até propunha outra coisa, anunciar que os bloggers portugueses estavam lá, e à entrada, conseguir juntar 6 a 8 pessoas que fossem entrando e aceitassem o desafio, e seriamos nós a dar uma volta já programada por cada um. Quando a volta acabasse, trocávamos de grupo.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Carlos, pelo post e pela ideia. Conta comigo também, terei todo o gosto em participar.

    ResponderEliminar
  3. Gosto da ideia mas sinto-me muito mais inclinado em ir como participante do que fazer eu uma ronda.

    Acho que vou esperar para ver as propostas concretas que apareçam e depois decido se assisto a alguma.

    Mas por outro lado gosto nestas coisas de poder andar só com mais um ou dois amigos a divagar de produtor em produtor ao sabor da feeling da sala.

    ResponderEliminar
  4. Pela recepção da ideia também eu espero que a coisa ande. Vai ser de certeza um grande dia. Deixo a questão de que poderá ser necessário falar com a organização do SWM2012 para ver se não haverá problemas

    ResponderEliminar