segunda-feira, 4 de junho de 2012

Blogger's Day na Herdade do Mouchão‏ | A Visita

"No coração do alto Alentejo, pontuado por florestas de sobreiro, azinheira, eucaliptos e extensos olivais, está localizada a Herdade do Mouchão."

No passado dia 2 de Junho de 2012, a convite da Herdade do Mouchão, um grupo de Blogger's onde me incluo, rumou ao Alto Alentejo e foi conhecer uma das casas emblemáticas de produção de vinho em Portugal: a Herdade do Mouchão.

O nosso guia durante esta visita foi John Fordyce. Na sua companhia foi possível ficar a conhecer um pouco mais cerca da história e tradições deste lugar mítico, não esquecendo todavia, pequenos pedaços menos conhecidos, visitar as vinhas que foram o berço da casta Alicante Bouschet em Portugal, deambular pela histórica adega datada de 1901 e provar as mais recentes colheitas da casa. O dia começou um pouco cinzento, mas com o decorrer dos minutos foi clareando e terminou num belo dia ensolarado.

Marcantes foram, sem dúvida, a visita à Vinha dos Carapetos e à Adega. Percorrer aqueles passos por entre as videiras de Alicante Bouschet, sentido o cheiro da história a cada passo, do saber como viver o vinho a cada palavra ouvida, da natureza que nos envolvia em cada olhar e do simbolismo da mesma nos poucos minutos de silêncio foi como fazer parte de um momento único. Na Adega, os aromas a carvalho, misturado com o toque do vinho, leve e sumptuoso, fez crescer água na boca para a prova que se seguiu. Fomos deixados sozinhos com as garrafas, os copos e as nossas expectativas.

Depois da prova o almoço. Os secretos de porco preto abriram como prato principal acompanhados de um arroz magnifico (alguém me arranje a receita se faz favor). Seguiu o entrecosto e umas costeletas de borrego no ponto tudo regado com Herdade do Mouchão do inicio ao fim. Azeite, vinho de mesa, vinho licoroso, Abafado e uma aguardente para fechar. Não fechou porque não conseguimos deixar de voltar um pouco atrás. Só um pouco. Até ao licoroso. Que bem que acompanhou aquele queijo.
Os meus agradecimentos por um dia onde pude, para além do convívio são, alargar o conhecimento sobre esta casa familiar que nos fez sentir em família.

"Mais de um século após a sua fundação, e depois de ter recuperado das expropriações agrícolas que ocorreram após a revolução de 1974, a Herdade do Mouchão continua na posse da mesma família, com a mesma paixão de determinação desde sempre."

2 comentários: