quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Os Novos Terroir da Adegamãe Em Dia de 8º Aniversário

A celebração perfeita do 8º aniversário da AdegaMãe foi feita com o anuncio das novas edições dos topo de gama AdegaMãe Terroir Branco e Tinto. Chegaram os novos AdegaMãe Terroir Tinto 2015 e AdegaMãe Terroir Branco 2016!
Nascem das melhores uvas e parcelas das vinhas da AdegaMãe e, após estágio em adega, resultam da seleção das melhores barricas, aquelas que se impõem pela qualidade e diferenciação. São, por isso, vinhos exclusivos, únicos, que se destacam pela originalidade e complexidade e que nascem apenas nos anos verdadeiramente especiais.
E falando de momentos especiais, estando agora a celebrar o oitavo aniversário, a AdegaMãe propõe anuncia as novas edições dos seus topo de gama.

ADEGAMÃE TERROIR 2016 BRANCO | LISBOA | 13% | PVP 40€
VIOSINHO, ARINTO, ALVARINHO
ADEGAMÃE - SOCIEDADE AGRÍCOLA, LDA
18
Resulta de uma seleção de barricas com vinhos de identidade 100% nacional, que se destacaram pela complexidade, integrando a frescura, mineralidade e salinidade tão característicos do terroir AdegaMãe. Agarrou-me desde o inicio, um branco sério, com um potencial de guarda imenso e com enorme versatilidade à mesa.
Cor amarelo citrino, esverdeado, aspecto limpo e jovem. Nariz intenso, fruta amarela de caroço, algum fruto seco, nota salinas evidentes, mar, pedregoso, mineral e com notas de barrica bem integrada. Boca com largura, texturado, untuoso, cremosidade, notas de fruta amarela sumarenta, fruta fresca, bela acidez, equilíbrio, fica em trabalho de boca, com a sua salinidade a marcar um final de boca longo.

ADEGAMÃE TERROIR 2015 TINTO | LISBOA | 14% | PVP 40€
TOURIGA NACIONAL, PETIT VERDOT
ADEGAMÃE - SOCIEDADE AGRÍCOLA, LDA
18
Nasce daquela que foi, em termos globais, a melhor vindima de tintos realizada na AdegaMãe. Um ano de maturações muito equilibradas, proporcionando uvas de grande qualidade. Resultado? Um vinho tinto de grande elegância, a provar que, no terroir de Lisboa, também nascem tintos surpreendentes. Foi em crescendo. Mais tímido e fechado de inicio, mostrando vivo e mais falador com o tempo de garrafa aberta e com o arejamento em copo.
Cor vermelho intenso, concentrado, fechado, aspecto jovem e limpo. Aromaticamente mostrando a fruta vermelha e preta muito fresca e definida,  notas de barrica bem ligadas, integradas, nuances de folha de tabaco, balsâmicos envolventes, alguma resina e pimentas num registo fino e elegante. Boca com textura, vivaz, mastigavel, vigoroso, com um acidez equilibrada, a conferir elegância, tanino maduro, intenso, com a fruta em bom plano num conjunto pleno de harmonia. Termina longo e persistente.

Após a prova, a harmonização com os pratos do Chef André Cruz,o n.º 2 do Chef João Rodrigues no Restaurante Feitoria do Altis Belém, jogando cada um dos vinhos com cada momento que havia preparado.
Para o Terroir Branco o Arroz de Línguas de Bacalhau e a Dourada de Mar Assada, Estufado de Chuchu em Brunesa e Carabineiroe Cebolinho (imagens acima).
A maridagem com o Terroir Tinto foi feita com o prato de Cogumelos Selvagens, Espargos e Gema e com o Lombo de Novilho, Mão de Vaca e Esparregado (imagens abaixo).

Ligações perfeitas. Pareciam feitos e pensados já há muito tempo e agora, finalmente, encaixaram à mesa.

Para terminar, e como nenhum aniversário pode passar sem serem cantados os parabéns, lugar às palmas e desejos de vida longa à AdegaMãe.

Sem comentários:

Enviar um comentário