Fomos ao Porto e aproveitámos para ir conhecer este restaurante e o menu vencedor do concurso gastronómico Tejo Gourmet que tem por objectivo divulgar a qualidade dos vinhos do Tejo e da restauração regional e nacional.
O menu, composto por entrada, prato principal e sobremesa, é apresentado com uma sugestão de vinhos do Tejo, revelando assim aos clientes de cada restaurante participante, a potencialidade e versatilidade dos vinhos desta região à mesa.
Noite fria, sala acolhedora e reconfortante. Luz baixa, mas não em demasia, em cima da mesa composição muito simples, sensação de espaço, sentimo-nos bem.
Atendimento atencioso na sala, muito cuidado em esclarecer cada prato e cada ligação ao vinho. Liliana Alho acompanhou-nos de forma exemplar. Percebe-se a paixão que tem no que faz e mais concretamente na vertente dos vinhos. Assim sim. Alguém que percebe de vinho num restaurante, que consegue transmitir esse conhecimento numa linguagem percetível e que nos faz beber vinho.
Iniciou-se o menu. Como entrada Vieira Grelhada Com Compota de Tomate, Ragoût de Cogumelos e Espuma de Ervas harmonizado com o branco Quinta da Alorna Arinto & Chardonnay Reserva de 2016. O vinho, servido no copo acertado, casou na perfeição com a delicadeza da vieira, os seus tostados leves, o toque terroso do cogumelo e da espuma de erva e a balancear muito bem a compota de tomate. Difícil, mas conseguida. As vieiras, no ponto, pareciam manteiga no corte.
De seguida o prato e a ligação que me fez aparecer aquele brilhar no olhar. Por um lado, a simplicidade aparente do prato, por outro, a coragem de trazer até à mesa um Pinot Noir que, embora não sendo o 2012 com que foi pensado o menu, maridou com o prato de forma excecional.
No prato o Bife de Atum Braseado Com Tagliatelle de Legumes e Vinagre Balsâmico mostrou a mão certeira do Chef António Vieira. Atum braseado no ponto, intensidade de sabor, harmonia de cada ingrediente, um conjunto muito bem pensado e executado. Só por si vale a visita. O vinho trouxe a companhia ideal para estes sabores mais asiáticos. Muita leveza e elegância.
O último momento trouxe a sobremesa, um Mil Folhas de Banana Caramelizada, Com Gelado de Caramelo e Pipoca Toffee com a companhia do abafado Quinta da Alorna 5 Years. Ligação mais uma vez no ponto. O abafado parece completar o prato, parece feito para estas notas de caramelo, o toffee da pipoca e o adocicado da banana. Mantendo uma vivacidade ao longo da mesma com frescura.
Três momentos muito bem conseguidos e que tanto deixam a curiosidade desperta para os vinhos do Tejo como para voltar ao restaurante mais tarde e conhecer uma pouco mais da sua oferta. Sem dúvida a regressar.
______________________________________________
WISH RESTAURANTE & SUSHI
Morada: Largo da Igreja da Foz, 105/107 4450-400 FOZ DO DOURO
Tipo de Cozinha: Cozinha de Autor, Portuguesa, Mediterrânea, Sushi
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Sim.
Horário de funcionamento: Domingo a Quinta-feira: Das 12:00h – 24:00h; Sexta-feira e Sábado: Das 12:00h às 01:00h
Preço Médio p/ Refeição: 35€
Horário de funcionamento: Domingo a Quinta-feira: Das 12:00h – 24:00h; Sexta-feira e Sábado: Das 12:00h às 01:00h
Preço Médio p/ Refeição: 35€
Morada: Largo da Igreja da Foz, 105/107 4450-400 FOZ DO DOURO
Telefone: +351 226 100 727 / +351 223 196 831
Mail: lilianalho@gmail.com
Na net: Wish Restaurante & Sushi
Mail: lilianalho@gmail.com
Na net: Wish Restaurante & Sushi
Sem comentários:
Enviar um comentário