quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Ferreira 10 Anos Porto Branco

PORTO FERREIRA 10 ANOS BRANCO | PORTO | 20% | PVP  12€
MALVASIA FINA, CÓDEGA, RABIGATO, GOUVEIO
SOGRAPE VINHOS, SA
17

A primeira vez que provei este 10 anos branco ainda este tipo de Porto não tinha muita expressão no mercado, havia muito poucos Portos brancos com indicação de idade como hoje existe. Foi uma bela surpresa que tive nessa data, tendo adquirido várias garrafas para ir bebendo ao longo do tempo. 
Voltei a ele há poucos dias. Estava um pouco mais turvo de cor, mas mostrava ainda tudo aquilo que me fez ficar agradado no primeiro contacto. Equilibrio de aromas e paladar, frescura e bela complexidade. 
Cor âmbar novo, ligeiramente turvo, lágrima escorreita e definida. No plano aromático somos invadidos não só pela intensidade dos aromas a fruta passa, frutos secos, algum melaço, caramelo, especiado exótico, mas também pela complexidade do conjunto, que nos envolve e desafia. Boca com textura, corpo mais gordo, untuoso, com acidez bem colocada e equilibradora, mostrando-se elegante, harmonioso, com comprimento final longo. 
Numa primeira abordagem coloco-o como opção para um sobremesa como uma Torta de Azeitão ou à base de ovos e frutos secos. Mas também o testei para inicio de refeição com umas iscas de cebolada que me deixaram um sorriso de ponta a ponta. .

Sem comentários:

Enviar um comentário