quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Esporão Reserva 2015 Branco

ESPORÃO RESERVA 2015 BRANCO | ALENTEJO | 14% | PVP  13,59€
ANTÃO VAZ, ARINTO, ROUPEIRO 
ESPORÃO, SA
17
 
Este reserva branco da Esporão é sem dúvida um daqueles que continua a não oferecer dúvidas acerca da sua (muita) qualidade. E nem sequer estou a colocar na equação o seu preço. Para além de gostar imenso de o beber quando sai para o mercado, devido ao seu potencial de guarda, costumo também deixar algumas garrafas para trás, propositadamente, para me deliciar com ele após algum tempo de adormecimento em garrafa. 
Evolução lenta, gradual, com uma frescura incrível aliada a um lado mais gordo que não deixam de fazer todo o sentido no conjunto. Começam lentamente a aparecer notas de boa evolução, mas está praticamente novo. 
Cor amarelo intenso, definido, tonalidade palha, aspecto límpido e brilhante. No nariz é a fruta que ainda mostra a sua força, fruta amarela madura, citrinos bem medidos, notas de meloa, com o aconchego em fundo das notas provenientes do estágio em barrica, ligeiro toque de mel, cativante. Na  prova de boca mostra textura e volume, com acidez no ponto, a domar um lado mais gordo que parece querer apararecer, fruta sumarenta, citrino ainda a marcar, envolve, harmonioso, com um quê de picante em fianl de boca, longo e persistente de final.
À mesa começa a pedir um bom queijo de pasta mole, um peixe assado no forno, uma cozinha oriental, versátil e em plena forma.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário