quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

O Melhor Branco de Lisboa para a Revista de Vinhos nasce em Sintra

A Revista de Vinhos destaca todos os anos aqueles que, para os seus críticos, foram os Melhores do Ano nas mais diversas categorias relacionadas com o Vinho em Portugal. Este ano, para minha alegria, mas até direi com alguma surpresa, no Top 30 dos Melhores Vinhos do Ano, que resulta dos milhares de vinhos provados em 2020 pelo painel de provadores da Revista de Vinhos, surge o Quinta de San Michel Arinto 2017, o único nesta curta selecção proveniente da região de Lisboa, nascido numa pequena vinha em Janas, com uma vista deslumbrante para a Serra de Sintra e seus palácios. 
Para além dos 30 vinhos a que a Revista de Vinhos atribuiu o selo de Excelência por considerar se tratarem de vinhos que se destacam pela sua nobreza, carácter, identidade e sublimação, é também apresentada, de forma sucinta e de leitura acessível, aqueles que foram considerados pelo seu painel de provas os vinhos que mais se destacaram por cada região. 
Não deixa de ser curioso que nessa lista figure como o melhor branco da região de Lisboa, tendo até a caneta caído para o erro de o considerar como Colares, o que sendo um erro estranho para a considerada revista, não deixa de ser curioso que o melhor branco da região de Lisboa nasce em Sintra, bem perto do mar, a 5 minutos da Praia das Maças e não é um Colares, mas um Regional Lisboa. 
Em outubro do ano passado havia escrito que o considerava um branco impressionante, nascido em Sintra e parecendo ser, como tantos outros que aqui têm o seu berço, um pouco esquecidos por não poderem ser Colares e, ao mesmo tempo, desenquadrados do regional Lisboa tão abrangente para um terroir tão particular e específico. Que este destaque sirva para puxar todos os outros vinhos de excelência que por aqui se têm vindo a produzir. 
Opinião publicada no Jornal de Economia Local a 10/02/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário