sexta-feira, 16 de abril de 2021

Quinta do Pinto Merlot & Syrah 2016 Tinto

QUINTA DO PINTO MERLOT & SYRAH 2016 TINTO | LISBOA | 14,5% | PVP  11,80€
MERLOT, SYRAH
QUINTA DO PINTO SOC. COMERCIAL E AGRÍCOLA, SA
16,5

O terroir de Lisboa vindo de uma casa à qual posso chamar de clássica e cheia de história na produção de vinho na região. Acima de tudo é um tinto com frescura e acidez muito bem medidas, curiosamente mostrando mais a casta Merlot que está em menos quantidade no blend e revelando aptidão para pratos mais complexos como foi o caso.
Cor vermelho rubi intenso, média concentração, áspecto límpido e jovem. No plano aromático sobressaem as notas mais vegetais e de pimento verde, bem casada com fruta vermelha e preta madura, amora e ameixa predominantes, vai revelando o descanso em barrica, um tostado bem medido e já bem ligada, ainda notas de chocolate e cacau, num conjunto equilibrado e harmonioso. Boca com volume, toque macio e polido, com boa acidez e uma frescura associada à fruta madura muito sumarenta, algum vegeat, em menor escala do que no nariz e um final de boca longo e prazeiroso.
Serviu de companhia a um arroz de cabidela e não se deixou ficar mal. A sua frescura mostrou-se decisiva no momento de equilibrar o sabor mais forte e ousado do prato.Dedicaria este branco a prato de peixe e marisco com alguma complexidade, gordura e sabor intenso.

Sem comentários:

Enviar um comentário