quinta-feira, 15 de abril de 2021

Quinta dos Avidagos Late Bottled Vintage Port 2016

QUINTA DOS AVIDAGOS LATE BOTTLED VINTAGE PORT 2016 | DOURO | 19,5% | PVP  19€
QUINTA DOS AVIDAGOS, SA
17,5

O Vinho do Porto continua no topo das minhas escolhas a nível de fortificados. O prazer que me dão a bebê-los ainda não tem comparação, tanto seja a solo, apenas de cálice na mão, ou acompanhando-o com algo no prato. Os LBV jovens, tal como os Vintage acabados de sair, são casamento mais do que perfeito para uma sobremesa de chocolate e, tendo eu um petit gateaux de chocolate preto à mão de semear, nada mais natural que lhe juntar este fiel companheiro. 
Cor vermelho retinto, concentrado, opaco, com auréola de tonalidade mais rubi, brilhante e de aspecto límpido. No nariz mostra, com exuberância, a fruta preta madura, ameixa, cereja, amora, alguma compota, notas de cacau, alguma especiaria, pimenta rosa bem medida e uma nota fresca de hortelã da ribeira, harmonioso e desafiante. Boca volumosa, textura macia, aveludada, com acidez vivaz, bem ligada com o seu perfil doce, mas equilibrado, revelando a fruta preta madura numa ligação de união com o lado mais chocolate, algum torrado, complexo, com final de boca irriquieto e longo.
Junte-lhe, sem dúvida alguma, sobremesas de chocolate, mas não ficará desiludido com uma fatia de queijo de pasta mole, sabor forte e uma tira de marmelada caseira ao lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário