segunda-feira, 19 de abril de 2021

Pacheca Grande Reserva 2018 Tinto

PACHECA GRANDE RESERVA TOURIGA FRANCESA 2018 TINTO | DOURO | 14% | PVP  29€
TOURIGA FRANCESA
QUINTA DA PACHECA SOC AGRÍCOLA E TURÍSTICA, LDA
17,5

Este é o primeiro monocasta Touriga Francesa da Quinta da Pacheca. Em boa verdade, poucos mais monocastas Touriga Francesa conheço, mesmo sendo esta uma das que é reconhecida por muita gente como a grande casta do Douro. 
A equipa de enologia da Quinta da Pacheca  dedicou-se a explorar todas as capacidades desta casta e fez nascer um vinho onde destaco a sua elegância e frescura, assim como uma fruta preta muito bem definida e bonita.  
Cor vermelho intenso, média concentração, tonalidade mais aberta, aspecto límpido, de lágrima chorosa e e escorreita. Aromas a fruta preta madura, amora, ameixa, cereja e mirtilo, floral bem medido e elegante, num casamento afinado com as notas de barrica, bem ligadas, especiaria, caixa de tabaco, balsâmico envolvente. Boca com estrutura e volume, macio e com uma certa cremosidade, bem balanceado com um acidez fina, que nos seca ligeiramente o palato, que nos faz salivar, juntando-lhe novamente uma fruta muito boa, sumarenta, fresca, de grande qualidade, harmonioso, com final de boca longo e persistente.
A meu ver um vinho feito para a mesa, para as carnes na grelha, carne vermelha, ainda mal passada e com uns grãos de sal, pratos de caça, com terrosos cogumelos e mesmo para alguns pratos feito com o nosso fiel amigo bacalhau. Vai um bolinho?

Sem comentários:

Enviar um comentário