sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Quinta da Arrancada Reserva 2019 Branco

QUINTA DA ARRANCADA RESERVA 2019 BRANCO | BEIRA INTERIOR | 14% | PVP  5,89€
FERNÃO PIRES, ARINTO  
PAULO LALANDA - PJRL
16

A curiosidade de voltar a beber um vinho que já não provava há imenso tempo, levou-me a escolhê-lo de uma lista bem constituída com diversas referências da Beira Interior. A Quinta da Arrancada é uma pequena propriedade situada a sul da Serra da Gardunha onde, desde 1974, ano a partir do qual os actuais donos passaram a conduzir o seu destino, se produz essencialmente vinho branco e tinto. 
Visualmente de cor amarelo citrino com reflexos e tonalidades esverdeadas, aspecto límpido e jovem. No nariz marcam as notas de fruta citrina e de fruta de caroço, lima, toranja, ameixa amarela e alperce, com um interessante pano de fundo mineral, pedra lascada e perfil fresco. Boca com algum corpo, untuosidade bem medida, com acidez bem colocada, acídula e citrina, apresentando novamente a fruta num plano de destaque, sumarenta e fresca, num conjunto equilibrado e com final de boca longo.
Fez companhia, sem mácula, às entradas de queijo de média intensidade e enchidos de qualidade, não se atrapalhando depois com a carne de porco Duroc, ligeiramente temperada e cozinhada na pedra.

1 comentário: