TINTA BARROCA
QUINTA DA PLANSEL SOC. VITIVINÍCOLA, LDA
17
Do Alentejo chegou-me mais um monocasta feito 100% a partir de uma casta pouco habitual encontrar a solo por estas paragens.
Fiel à propensao da casta em produzir vinhos com graduação alcoolica, o facto é que o bom trabalho resulta num vinho em que este calor não é o nosso foco, indo a nossa atenção para a sua fruta, para a integração da passagem pela barrica e para um conjunto bem conseguido.
Cor vermelho rubi intenso, média concentração, tonalidade mais aberto, aspecto límpido e jovem. No nariz a fruta vermelha aparece graciosa, com notas de cereja e ameixa preta madura, algum cacau, esteva, pimentas, ligeiro vegetal, ervas secas, equilibrado e fresco. Boca com estrutura e volume, num perfil mais fresco e elegante, acidez bem delineada, mostrando um fruta bem sumarenta e fresca, tanino polido, pronto, com final de boca longo e persistente.
A sua ligação à mesa, em dias de outono/inverno com dias mais chorosos e frios, pode fazer-se com sucesso em pratos de grande conforto como o são os assados de carne no forno.
Sem comentários:
Enviar um comentário