sexta-feira, 24 de março de 2023

Sintra Capital do Vinho Fortificado

O
evento Porto Extravaganza, após um período de interregno causado pela pandemia, voltou este ano a desafiar os apaixonados pelos vinhos fortificados a regressarem a Sintra para, de 10 a 12 de Março,  simplesmente serem felizes.
 
O anfitrião, Paulo Cruz, proprietário da histórica garrafeira Bar do Binho bem no centro de Sintra e com porta virada à entrada para o Palácio da Vila, voltou a fazer das suas e apresentou um cartaz a prometer três dias inesquecíveis. Aquando da sua génese, corria o ano de 2001, o Porto Extravaganza era um evento de Vinho do Porto, realizado sempre em terras Sintrenses e cuja filosofia era organizar provas únicas e inéditas,  divulgando raridades e partilhando momentos irrepetíveis à volta destes magníficos  vinhos. No entanto, é sabido que o tempo é potenciador de mudança e, desde essa data até hoje, outros tipos de vinho fortificado tiveram a luz do holofote apontada. O vinho da Madeira, os Carcavelos e os Moscatel (Douro e Península de Setúbal) também se juntaram a esta festa que bem merecia mais destaque e notoriedade por parte das entidades competentes face ao trabalho de divulgação enorme destes tipos de vinho únicos em Portugal.
 
Pode parecer estranho, mas o trabalho árduo de Paulo Cruz pode muito bem ser digno de atribuição a Sintra do titulo de Capital do Vinho Fortificado. Não há outro igual em Portugal que faça tanto ruído e que faça movimentar tanta gente para provar vinho fortificado e com esta faixa de qualidade.
 
Este ano a Casa dos Penedos foi o local eleito para realizar o evento. A mansão palaciana do século XX projetada pelo renomado arquiteto português Raul Lino, remonta aos romances e contos míticos do passado e com vista privilegiada para o centro histórico de Sintra foi o local ideal para três dias especiais.
 
Assim, este ano, marcou presença o Vinho da Madeira, no primeiro dia, com uma fantástica viagem aos vinhos Madeira Barbeito, com presença do Enólogo e Alquimista Ricardo Diogo, numa prova entre Tradição e  Modernidade dos vinhos desta casa.  
 
No segundo dia lugar ao Vinho do Porto, com uma extensa prova dos vinhos do Porto da Niepoort, na qual foi possível passar por vários estilos de Vinho do Porto, Lbv, Vintage, Garrafeira e Colheita, tendo como ano de produção mais afastado o de 1934 e o mais chegado o de 2022. A presença de Dirk Niepoort no dia do seu 59º aniversário fez da prova e do jantar que se seguiu momentos inesquecíveis para todos os que puderam participar.
 
No terceiro e último dia, fechando com chave de ouro, novamente o Vinho do Porto como estrela, com a prova vertical de Quinta do Noval Colheita. Prova única, nunca antes realizada e apresentada por Carlos Agrellos e Christian Seely. Um verdadeiro deleite para os sentidos provar as 12 colheitas, lado a lado, sendo a mais antiga de 1937 e a mais recente de 2009. 
 
Como novidade nesta edição o workshop dos copos Riedel Veloce com apresentação do Enólogo Duarte Machado da Symington Family Estates onde foi possível que cada tipo de vinho pode e deve ter o copo certo. 
 
Acreditem que, no final de cada dia, o entusiasmo e felicidade ocupavam cada milímetro do que Sou e no final do evento, ainda com a memória cheia e a transbordar cada momento vivido, perguntava já: "Paulo, e para o ano como vai ser?"

2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Apesar do evento já ter ocorrido e de modo a estar atento numa próxima oportunidade, podes por favor partilhar onde aquiriste os ingressos de entrada e qual o preço dos mesmos?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, Via Bar do Binho 150€ a prova. Os preços mudam de evento para evento e normalmente anunciado o evento na pégina de facebook da Garrafeira.

    ResponderEliminar