ARINTO, VERDELHO
AZORES WINE COMPANY, LDA
17
A gama de vinhos da qual faz parte, Volcanic Series, apontam a vinhos de origem vulcânica, onde os solos, pobres e pedregosos, desafiam a própria definição de solo agrícola. Nesta quase “rocha mãe”, no meio do Atlântico e na base da maior montanha de Portugal, onde mais nada poderia crescer, as uvas deste Branco Vulcânico amadureceram tanto quanto o bravo clima açoriano permitiu, esculpindo um vinho marcado pelo terroir, por este solo único e pela proximidade do mar.
A maridagem à mesa ocorreu em duas circunstâncias distintas. A primeira com pratos de cozinha asiática e num segundo momento, desafiando todas as possibilidades, com uma alheira de Trás-Os-Montes. Fez-se a festa em ambas as ocasiões.
Cor amarelo definido, tonalidade alourada, aspecto límpido. Aroma rico e complexo, fruto citrino maduro, casca de laranja, seguido de tropical exuberante, com pitada de flor branca, notas salinas, algum fruto seco, tisana limão, marítimo e sensação de erva aromática em fundo. Boca de médio volume, elegante, texturado, macio e cremoso, com acidez vincada, secura persistente, a trabalhar na gengiva, cheio de sabor, citrinos e tropicais novamente de mãos dadas, salino evidente, harmonioso, com final de boca longo.
Sem comentários:
Enviar um comentário