RIESLING
WEINGUT DR. LOOSEN
18
Ainda antes da garrafa ser aberta houve tempo para apreciar a beleza do rótulo, o impacto da sua imagem, a cápsula dourada e a diferença do design para outras garrafas do mesmo produtor. O vinho vem de Erdener Prälat, um dos terroirs de eleição de Mosel, vinhedos com mais de 100 anos de idade e com orientação a sul. Faz parte da gama GGR deste produtor (Grosses Gewächs Reserve) e é um Riesling extraordinário.
Uma verdadeira delícia. Um confronto de equilíbrio entre elegância e complexidade, já com 10 anos de garrafa, mas que revela um potencial de guarda por mais anos incrível. Companhia ideal para a sobremesa ou queijos fortes, queijo azul e outros dentro do género.
Cor citrino intenso, tonalidade palha, límpido e sem nota relevante da década de vida. No plano aromático mostra todos os descritores que mais habituados estamos neste tipo de vinho, mas com uma elegância imensa. O pretrolado e a querosene revelam-se bem aninhados nas notas de mel, de fruto passa, alperce, de flor branca e pólen, de pão torrado com manteiga, nota mineral, pedra molhada. Equilibrio, finesse e complexidade num bouquet que não cansa. Na boca mostra a sua doçura, bem medida, alinhada com a acidez bem vincada, vivaz, sempre em movimento, médio volume, leve untuosidade sedutora, fruto passa e fruto fresco de polpa amarela, melaço, banana madura, com prolongamento final de boca longo e elegante.
Sem comentários:
Enviar um comentário