ARINTO, VIOSINHO
SOGEVINUS FINE WINES, SA
18
A segunda colheita deste branco de eleição mantém o perfil já conhecido da colheita 2020, fruta e passagem por barrica num enlace sem arestas, num jogo entre elegância, vivacidade e complexidade no qual a nota de destaque vai para o equilíbrio, antevendo-se boa guarda, caso seja essa a escolha, e de grande versatilidade quando o chamamos para a mesa.
Consegue aninhar-se, em inicio de refeição, a entradas à base de conservas de peixe, cavala, carapau e sardinha, podendo prolongar-se depois para pratos principais, com outra riqueza e elevação, como um delicioso arroz caldoso de marisco ou de peixe, bacalhau e polvo à lagareiro ou saltar até à carne com uns lagartos de porco preto salpicados com sumo de limão.
Cor amarelo intenso, luminoso, leve tonalidade esverdeada, aspecto límpido e jovem. Elegante de aromas, mostrando a fruta de pomar e citrina madura, alperce, pêssego, melão e toranja, leve floral, revelando a barrica muito bem integrada, fumado bem medido, pimenta branca, pedra partida, complexo e rico. Boca com presença, largura e volume, macio de textura, acidez vivaz, prolongada e com boa passagem para a fruta, dando-lhe palco, e equilibrada nota especiada num conjunto uno, prazeroso a beber, com final de boca longo e persistente.
Sem comentários:
Enviar um comentário