ENCRUZADO, MALVASIA FINA, BICAL
SOCIEDADE AGRÍCOLA CASA ARANDA, LDA
17
Por vezes, cruzamo-nos com vinhos que nos impressionam, que nos causam espanto, que nos fazem rir por ter a felicidade de os encontrar e que nos fazem chorar por não ter mais garrafas para abrir. Este esquecido na garrafeira é um desses vinhos,
Começa por surpreender na cor que, apesar de já contar com a tonalidade mais dourada, ainda não tem aquele carregado mais denso e preocupante. Todavia, é no nariz e boca que mais impressiona, detentor ainda de uma juventude inesperada e oferencendo-se numa forma de excelência, com pouca nota do tempo passado, vibrante, salino e citrino. O pargo assado no forno encantou-se por ele e nós também.
Cor amarelo citrino maduro, tonalidade dourada e reflexos luminosos, aspecto límpido e cativante. Impressiona no plano aromático, mostrando um fruta citrina ainda jovem, raspa de casca de laranja, bergamota, limão galego, pitada floral e bem composto por notas salinas, pedra lascada, fresco e com relativa complexidade. Vivaz e nada cansado na boca, revela volume médio, textura macia e aveludada, com acidez vivaz, secura paciente e prolongada, salivante, procurando comida, com a fruta bem bonita, num registo limpo e prazeroso, terminando longo e persistente.
(provado em janeiro de 2025)
Sem comentários:
Enviar um comentário