segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Bétula 2011

Características
Tipo: Vinho Branco
Castas: Viognier e Sauvignon Blanc
Região: Douro
Teor Alcoólico: 13%
Produtor: Catarina Montenegro C. M. Santos
Preço: 15 € vap

Agradecimento
Uma palavra de agradecimento à produtora Catarina Montenegro pela atenção demonstrada para com o Blog Comer, Beber e Lazer na oferta para prova desta garrafa.

Nota de Prova
A cada ano que passa vamos caindo no hábito de sermos brindados com um branco de excelência a um preço não proibitivo. Nos tempos que correm, em que frequentemente se altera o perfil de um vinho de ano para ano sem haver real justificação para tal, encontramos no Bétula um valor seguro em que apostar. O 2011 segue na mesma senda.
Visualmente com tonalidades amarelas citrinas, não muito concentrado, aspecto brilhante e límpido. No nariz surge intenso, com notas de fruta de caroço, fruta tropical, toque mineral, sensação de frescura e no final um toque de baunilha que cresce à media que a temperatura do vinho sobe. Delicioso olfatar. Na boca um primeiro toque macio, untuoso, mastigável, com um corpo crescido. Depois sentimos a fruta fresca, os citrinos em óptima conjugação com a acidez, equilibrado, elegante e a pedir gastronomia. Dêm-lhe comida. Dêm-lhe tempo. Vai crescer. Com um final longo, fresco e elegante.

Classificação: 90/100

Sem comentários:

Enviar um comentário