segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Hexagon 2013 Branco

HEXAGON 2013 BRANCO | PENÍNSULA DE SETÚBAL | 13% | PVP  25€
ALVARINHO, ANTÃO VAZ, VERDELHO, VIOSINHO
JOSÉ MARIA DA FONSECA VINHOS, SA
90 / 100

Um branco de topo. Faltava actualmente um branco de topo à José Maria da Fonseca. Assim nasce este Hexagon, uma referência superior nos tintos, e que surge não no inicio da Primavera a cair para o Verão, mas no inicio de Outono a cair para o Inverno. E, sem dúvida, em boa hora o temos.
Um branco de ligação à mesa, que apetece ligar à nossa gastronomia de meia estação, cheio de complexidade e volume, para ser bebido e apreciado à mesa.
Cor jovem, amarelo citrino definido com ligeiras nuances esverdeadas e de aspecto límpido. No nariz demonstra já toda a sua complexidade num blend de aromas a fruta de caroço, com destaque para o pêssego e o alperce, algumas notas mais de fruta passa e seca, figos e toque de avelã, madeira bem integrada num conjunto fresco. Surpreende na boca, onde a barrica não marca e a elegância e frescura impera. Grande equilíbrio entre a cremosidade e untuosidade que demonstra, com uma acidez fina e fresca.  Sem dúvida um grande branco com um final de boca longo. A beber já se não conseguir guardá-lo e apreciá-lo com mais tempo de garrafa..

Sem comentários:

Enviar um comentário