terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Restaurante Forneria São Dinis - Ponta Delgada Açores

Quase sem dar por isso, na minha última visita aos Açores, acabei por almoçar neste restaurante de beira de estrada e beira mar, assim a modos como que um pouco desconfiado do que iria encontrar lá dentro tendo em conta o design moderno e fast-food look a like que transmitiam as suas paredes exteriores. 

Esplanada coberta onde apetecia ficar a beber algo fresco e no interior  frondosos fornos e um aroma a pão acabado de fazer, com pizza à mistura que abria desde logo o apetite. Pensei de imediato que não era o que tinha em mente almoçar numa visita aos Açores, mas a expectativa aumentava na mesma medida da fome e dos aspecto dos pratos que iam saindo para outras mesas. 

A partir do momento em que me sentei à mesa e começaram a vir os pratos confesso que até me esqueci dos primeiros parágrafos desta publicação. Que bela surpresa prato após prato e que bela harmonia entre a cozinha tipicamente mediterrânica com a inclusão de produtos da região. A cozinha é de facto muito boa e consegue surpreender não só porque não estamos à espera de encontrar pormenores de cozinha de autor, como o somos também pelo sabor e frescura de cada prato.

Os detalhes e apresentação de cada prato conquistam qualquer um no plano estético e depois, quando lhe tomamos o gosto, conquistam pelo estômago. 
O atendimento é atencioso, dedicado e muito profissional, ao mesmo tempo que sentimos um certo conforto e até familiaridade pela forma como somos colocados completamente à vontade. Em pouco tempo tempo deixamos a sensação de primeira vez no restaurante, para a de clientes habituais de há muitos anos.

Ponto também a destacar é a carta de vinhos. Se quando vou ao Alentejo ou ao Douro bebo vinho produzido na região, porque não poderia fazer de forma similar, num restaurante de Ponta Delgada, beber vinho produzido nos Açores? Claro que pude. Referências em número muito razoável de vinhos da região e servidos de forma correcta, copos correctos e temperaturas correctas. E muito importante, a preços não proibitivos.

Os pratos de peixe são aqui em número diminuto, mas aqui não vamos à procura do mar, mas sim dos sabores da terra. E isso encontramos com facilidade e qualidade.

A carne é bem tratada e servida no ponto em que é pedida. Só isso vale desde logo pontos. A sobremesa, que chega quando o espaço já é pouco, mas a gulodice ainda está presente, volta a fugir, visualmente, ao esperado, mas neste momento, e após uma refeição de nível de satisfação bem lá em cima, queremos provar tudo. E aquele brownie deixa muito boas memórias.

Sem dúvida uma experiência a repetir e uma visita que se aconselha.
_______________________________________
FORNERIA SÃO DINIS
Tipo de Cozinha: Mediterrânica
Copos de Vinho Adequados: Sim
Estacionamento: Fácil
Preço Médio p/ Refeição: 20€
Morada: Rua Padre Fernando Vieira Gomes, Nº 20 9500-241 Ponta Delgada, Açores
Telefone:  +351 296 286 238

Sem comentários:

Enviar um comentário