Uma taberna é um local onde as pessoas vão para beber um copo, para comer como se estivessemos em casa, para falar de negócios e principalmente para nos sentirmos entre amigos. É aquele restaurante sem grandes formalidades e esquisitices, mas onde todos se conhecem ou acabam por conhecer, onde há sempre um rosto sorridente para nos receber e onde sabemos que será porto seguro. Ainda bem que continuam a existir lugares assim.
O Taberna Bay Restaurante é um desses locais. Na Ilha de São Miguel, um pouco afastado do centro de Ponta Delgada, em frente à Baía de São Roque, e com o mar como pano de fundo, encontramos um lugar autêntico onde se come com sabor a Açores. Os Chefs Álvaro Lopes e Paulo Mota são a cara do projecto e têm como principal objectivo não só estudar, como também divulgar a genuína gastronomia dos Açores, aplicando em cada prato produtos locais e processos tradicionais.
À mesa, cada prato chega com uma "história" dos produtos e da sua confecção. Alguns deles produtos únicos, emblemáticos, característicos das ilhas, como o limão galego, a pimenta da terra ou o viciante pé de Torresmo.
O Pé de Torresmo, uma pasta feita a partir da carne de porco, do seu fígado e com vinagre, que enquanto há é barrar o pão com sofreguidão, abre um série de entradas dispostas pela mesa e que foram preparando caminho ao Cozido das Furnas que aqui é preparado nas Furnas da Ribeira Grande e que é servido todas as segundas-feiras ao almoço. Mas dele falarei mais adiante.
Tempo ainda para o tradicional Polvo Guisado, macio e de sabor forte, e para o Tataki de Atum em Crosta de Sementes e Café que serviu como ponte para a exuberância e força do prato seguinte: o Cozido das Furnas.
Servido em Buffet, somos convidados a compor o nosso prato escolhendo de um diversa selecção de carnes, hortícolas e um arroz de cozido soberbo. Das experiências que já tive deste prato posso afirmar, sem qualquer dúvida, que se trata de um dos melhores que até hoje pude comer (senão o melhor). A qualidade das carnes e enchidos marca posição, mas é toda a envolvência e equilíbrio de sabores que o torna especial.
Passará a ser obrigatório passar por lá para comer este verdadeiro Cozido das Furnas que, ao contrário de outros, não é para turista e é com muito sabor açoriano.
E falta a sobremesa. Sim. Por entre garfadas e muita conversa ainda sobrou espaço para o doce. Neste ponto mais elaborado visualmente, mas em continuação do que até agora vinha sendo servido. Difícil foi parar.
Começando por um três em um. A Pêra Bêbeda com Mousse de Chocolate, o Pudim de Inhame e a Marquise de Chocolate com Manteiga do Pico. A mousse de chocolate escondida na primeira sobremesa surpreende, assim como a textura e contraste de sabores do pudim e o travo ligeiramente salgado da marquise de chocolate nos deixam em êxtase.
A finalizar (mesmo), a Massa Brick com Creme de Ananás dos Açores e o Queijo Velho da Ilha, já com alguma idade de cura em cima. Terminar em grande.
O Taberna Bay passa a estar assim na minha lista de obrigatórios na Ilha de São Miguel. Inesquecível aquele final de tarde na esplanada a olhar o mar e com uma Especial no copo.
_________________________________
TABERNA BAY RESTAURANTE
Tipo de Cozinha: Regional Açoriana
Copos de Vinho Adequados: Sim
Estacionamento: Fácil
Horário: Segunda a Domingo das 11:00h às 22:30h
Preço Médio Refeição: 20€
Morada: Avenida do Mar, São Roque - Ponta Delgada
Telefone: + 351 296 382 439 / + 351 917 192 256
Na Net: Página de Facebook
Tipo de Cozinha: Regional Açoriana
Copos de Vinho Adequados: Sim
Estacionamento: Fácil
Horário: Segunda a Domingo das 11:00h às 22:30h
Preço Médio Refeição: 20€
Morada: Avenida do Mar, São Roque - Ponta Delgada
Telefone: + 351 296 382 439 / + 351 917 192 256
Na Net: Página de Facebook
Sem comentários:
Enviar um comentário