domingo, 17 de março de 2019

Restaurante Ōkah - Lisboa

Estão de regresso os dias primaveris, com sol e temperaturas amenas a pedir que se aproveite a maravilhosa luz de Lisboa. Fui encontrar o Ōkah numa estrutura de contentores de mercadorias, no topo de um edifício histórico situado em Santos, onde antes funcionavam as cantinas e os balneários do Porto de Lisboa, o LACS Rooftop.
A vista que se tem para a nossa Capital e para o Rio Tejo é um privilégio para quem visita o Ōkah e torna-se obrigatório que, antes de nos sentarmos à mesa, se vá até ao rooftop e se veja uma Lisboa em 360º que continua a surpreender.

Deixo o exterior e regresso à sala. Ambiente criativo, original, simples, descontraído e confortável. Os janelões inundam o espaço de luz e, ao mesmo tempo, mantêm o nosso foco na paisagem. Não são necessárias grandes distracções.
A ementa convida a uma viagem pela Ásia. Pela sua gastronomia única, intensa e sofisticada que estão bem patentes na diversidade da carta do Ōkah começando desde logo pelo seu couvert composto por Pão Pita, Creme de Pimento e Iogurte com Pepino e Hortelã. Esqueçam o pãozinho com manteiga e azeitonas. Aqui começa uma viagem. O pão pita ainda quente e os sabores intensos do creme de pimento e a frescura do iogurte com o pepino e a hortelã estão no ponto. O meu preferido é o de pimento. Gostos não se discutem.

O Chef Bruno Rodrigues coloca na mesa um restaurante internacional, contemporâneo e com um toque asiático. Cores, aromas e sabores inspirados nas suas viagens que trouxe e apresenta em pratos despretensiosos e descomplicados, mas repletos de sabor.
A entrada, Ameijoa Garam Massala, é prova desse conceito. Um regalo para os olhos, aromas intensos, provocadores e sabor, muito sabor. O pão pita volta a juntar-se à festa pois o caldo/molho estava fantástico. Não se podia perder.

Para prato principal o prato do dia que não consta da ementa e do qual fiquei fã.  Um delicioso Caril de Frango com Legumes, intenso, picante, mas não impossível de se comer, no ponto. Ainda bem que foi ao almoço.

Para sobremesa oportunidade para provar dois doces completamente diferentes. Num primeiro momento os Cones de Bolacha com Recheio de Côco Queimado Doce. Para quem gosta de doces à base deste fruto é obrigatório.

Num segundo momento,  uma sobremesa com sabores mais conhecidos, numa Pirâmide de Chocolate e Frutos Vermelhos. Uma fusão de sabores com inspiração asiática à descoberta de novos aromas e sensações. A regressar em breve.

__________________________________________
RESTAURANTE ŌKAH
Tipo de Cozinha: Asiática
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo:Sim
Estacionamento: Relativamente fácil (Pago e não pago)
Horário: 12:00h às 15:00h / 19:00h às 23:00 (Segunda  a Quinta);
               12:00h às 15:00h / 19:00h às 24:00 (Sexta e Sábado);
               12:00h às 18:00h (Domingo);
Preço: 15€ (Menu Executivo ao Almoço)

Morada: Edifício LACS, Cais Rocha Conde de Óbidos, Santos 1350-352 LISBOA
Telefone: +351 914 110 791 
Facebook: https://www.facebook.com/okahlisboa/

Sem comentários:

Enviar um comentário