quinta-feira, 20 de junho de 2019

Villa Termal Caldas de Monchique Spa Resort | O Algarve Menos Conhecido de Visita Obrigatória

O atual território que define o concelho de Monchique entra na história com a presença dos romanos nas Caldas de Monchique, decerto seduzidos pelas propriedades curativas das suas águas medicinais, tendo construído um edifício termal, concedendo assim uma maior monumentalidade e importância a este local.
Hoje, a Villa Termal das Caldas de Monchique Spa Resort, localizada em pleno Parque Natural da Serra de Monchique, empresta uma envolvente única a quem aqui chega, aliando a calma e tranquilidade da Serra aos benefícios inigualáveis da Água de Monchique no Spa Termal. Por outro lado, encontra-se a escassos minutos das mais conhecidas e belas praias do sul do País como as praias do Alvor, D. Ana ou Aljezur. Mas vale a pena ficar por aqui e aproveitar cada bocadinho que esta Villa nos pode dar.

A Villa Termal é constituída por 4 hotéis de características singulares, contemporâneas e de charme. Edifícios do século XIX, cuidadosamente reconvertidos oferecem quartos únicos e confortáveis. O Hotel Central, mesmo na praça principal da Villa, O Hotel Termal, mais afastado e destinado a aproveitar a calma e serenidade do local aliada às vantagens únicas da Água de Monchique no Spa Termal e o Hotel D. Carlos Regis com uma localização e vista previligiada sobre toda a Villa.

A nossa estadia foi neste último. Numa das suites do último piso. Com uma vista fabulosa. Amanhecer com uma luz fantástica e anoitecer sentado no largo varandim, relaxando ao som dos chilrear de final de dia dos pássaros.

Em termos de restauração contamos com algumas (boas) alternativas. O Tasco Wine & Beer Bar, com uma decoração acolhedora e pitoresca encontra-se bem próximo da praça principal da Villa e do forno de lenha de onde diariamnete saem uns maravilhosos pães com chouriço das Caldas.

Num registo completamente diferente o Restaurante 1692 localizado no que outrora foi um Casino. Os seus deslumbrantes vitrais, datados do século XIX são um detalhe que torna este restaurante imperdível e ideal quer para uma refeição a dois, em família ou num grupo de amigos.
Com um ambiente cosmopolita e acolhedor, o seu menu é uma harmonia perfeita entre a tradição da cozinha portuguesa e a contemporanidade. Aqui jantámos. A dois. A ementa passa um pouco pela utilização dos produtos da região e do seu rico receituário dando-lhe um twist mais estético do que de sabores. Estes são autênticos e frescos.

Na mesa já estavam as Cenouras à Algarvia. No ponto para começar a trincar e a entreter a conversa. Para inicio de refeição uma Salada de Folhas Verdes, Legumes Crocantes, Wakame, Espagos e Maça Verde. Bela ligação de texturas e de sabores. Um começo light.

Nos pratos  principais, o peixe e a carne, o mar e a serra. O Filete de Robalo à Monchique e a Bochecha de Porco Preto Estufada com Batata e Castanha. O robalo estava no ponto, com  toda textura e sucos. Uma bela representação do mar ali tão perto. No prtao de carne a intensidade e o sabor apurado.

Para sobremesa o Pudim de Água de Monchique. Fresco e com os gomos de laranja a formarem um ligação no prato perfeita.

A sua praça  é um lugar obrigatório de passagem. Seja quando vamos em direção a algum dos espaços de restauração, seja a caminho do SPA ou das piscinas, seja a caminho de um passeio.
Acima de tudo um Algarve bem diferente do que estamos acostumados. Reina por aqui uma calma e serenidade que nos fazem bem à alma e ao corpo, parece que estamos fora do mundo, numa pequena aldeia ou vila, onde todos se parecem conhecer e onde as caras são sempre amigáveis e sorridentes. É fácil sentirmo-nos em casa.

___________________________________________________________
VILLA TERMAL CALDAS DE MONCHIQUE SPA RESORT
Caldas de Monchique 8550-232, MONCHIQUE
Telefone: +351 282 910 910
Mail: resort.monchique@unlockhotels.com
Web: Villa Termal Caldas de Monchique Spa Resort
Facebook: https://www.facebook.com/villatermalmonchique/

Sem comentários:

Enviar um comentário