quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Quinta de S. Lourenço Espumante Bruto 2008 Branco

QUINTA DE S. LOURENÇO ESPUMANTE BRUTO 2008 BRANCO | BAIRRADA | 11,5% | PVP 9,5€
BAGA, ARINTO, MARIA GOMES
CAVES DO SOLAR DE SÃO DOMINGOS, SA
17,5

Este foi o vinho que conquistou a Grande Medalha de Ouro no último Concurso de Espumantes e Vinhos Bairrada 2019. Porventura alguma surpresa por ser um espumante a receber esta distinção quando também existam grandes vinhos brancos e tintos a concurso, mas só o será verdadeiramente para quem ainda não provou este espumante de eleição.
Este espumante esteve 10 anos a descansar em garrafa foi degorjado apenas em Outubro de 2018. Sem dúvida um pormenor, mas é pelos pormenores que normalmente se chega a coisas extraordinárias.
Cor amarelo citrino, aspecto jovem, bolha de aspecto fina e persistente. No plano aromático revela alguma complexidade e elegância no notas de fruto vermelho, alguma flor branca e traço vegetal, maça reineta, com toque tostado quase imperceptivel, perfil fresco. Boca com espuma fina, leve e fresca, novamente com muita delicadeza e elegância,  bela textura, fruta de caroço e fruta vermelha, final de boca longo e elegante.
Versátil à mesa, embora com mais aptidão para o peixe, marisco cozido, ostras e percebes. E já me esquecia.... com preço em garrafeira a menos de 10€.

Sem comentários:

Enviar um comentário