sábado, 29 de fevereiro de 2020

Restaurante O Açude - Coimbra

Em Coimbra, um pouco afastado do centro histórico, mas ainda assim a poucos minutos de tudo o que é importante nesta cidade, fomos encontrar o Restaurante Açude, à beira de uma via rodoviária com algum movimento, basicamente de passagem, bastante estacionamento e que engana muito bem quando se olha para ele apenas para o seu exterior.
Assim que adentramos portas percebemos que estamos no sítio certo. Espaço acolhedor, com decoração muito limpa e elegante, sem grandes flashes e especial destaque para o vinho. Somos apaixonados por um bom copo de vinho e os nossos olhos começaram a brilhar desde o primeiro momento e ao longo da refeição podiam mesmo ser confundidos com as luzinhas da árvore de natal de tanto brilharem.

Para além de uma autêntica montra de vinhos em prateleiras com vista privilegiada da mesa onde me sentei, quando chegou a carta de vinhos apeteceu-me começar a escolher de olhos fechados só para ver o que me calharia numa roleta onde só me podiam sair coisas boas.
Muito simpatia na recepção e encaminhamento à mesa, mesmo em noite de grande movimento. A reserva foi aconselhada e valeu a pena. Assim que chegámos foi só sentar e começar a escolher.
Logo de inicio as entradas vieram para a mesa a nosso pedido.

Um mix perfeito para ir picando composto por Saladinha de Orelha, Enchido e Queijo Fatiado, Manteigas com diversos sabores e um Paté de Atum bem conseguido e equilibrado.  A fazer parelha com estes o cesto com quatro tipos de pão, muito saborosos e frescos.

Após algum tempo de leitura atenta das opções na ementa,  começamos com um Bife Tártaro para acompanhar um espumante bairradino que já estava na mesa com as bolhinhas a saltar e a pedir companhia com textura.

Muito bem conseguido, fresco, sem estar demasiado "cortado" e com um tempero equilibrado, acidez no ponto e perfeito para inicio de festividade. Trocámos as voltas à etiqueta. Começamos com carne e seguimos depois para os pratos de peixe.

O Polvo à Lagareiro e a Espetada de Bacalhau à Açude foram os escolhidos. Para o copo um branco do Dão, com bastante acidez e ainda juventude para fazer frente aos pratos com mais gordura e complexidade.

Bem conseguidos quer no plano estético quer naquele que mais me interessa no sabor e confecção. Sem dúvida que destaco o ponto do bacalhau nas espetadas. cheguei a pensar que seria um risco pedir este prato pois o bacalhau poderia vir passado demais e seria aquela palha seca desagradável. Todavia, ali estava ele no ponto, ainda suculento e a brilhar como Rei.

A sobremesa continuou a fazer jus ao que até àquele momento se havia passado. O Pudim Abade de Priscos e Gelado de Citrinos não deixou ninguém desiludido 

Boa comida e uma garrafeira que não se vê todos os dias num restaurante e com preços adequados, sem exageros, fazendo com que quem queira beber vinho à refeição não se sinta enganado. Uma bela politica da casa. Aqui o vinho é muito bem tratado.
________________________________________
RESTAURANTE O AÇUDE
Tipo de Cozinha: Portuguesa, Mediterrânea
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Sim.
Horário de funcionamento: Segunda-feira a Sábado: Das 10:00h – 00:00h; Domingo: Encerrado.
Preço Médio p/ Refeição: 25€

Morada: Avenida da Guarda Inglesa, Nº 63, 3040-193 COIMBRA
Telefone:  +351 239 441 638
Na net: Restaurante O Açude

Sem comentários:

Enviar um comentário