CHARDONNAY
AGROCARDO, SA
17,5
Regressei, recentemente, à colheita de 2015 deste branco da Beira Interior. Movido pela curiosidade e pela nota que havia deixado quando o bebi a primeira vez, pouco meses após ter saído para mercado. Confirmei as melhores espectativas. Um branco para durar e durar. Sem marca visível do tempo. Fazendo uma comparação simples direi que está mais uno, sem pontas soltas, mas continua jovem e belo. Quando abrirei a última que me falta?
Cor amarelo citrino, ligeiros esverdeados, intenso, brilhante e de aspecto limpo. No nariz a fruta mostra-se definida e de qualidade, notas de pêssego, alperce, pera rocha, algum abacaxi mais exótico, pedregoso, pedra lascada, ligeiro fumado em fundo, leve, bem ligado. Boca com amplitude, enche o palato, untuoso ao toque, com uma bela acidez, revigorante, com a fruta sumarenta, fresca, bonita, envolvente e com término de boca longo e persistente.
Um branco moda outono-inverno, um bocadinho mais pesado, que agora dá um prazer imenso à mesa, neste caso com uma dourada ao sal e que com mais uns anos em cima deverá ser outra experiência a não perder.
Sem comentários:
Enviar um comentário