terça-feira, 29 de setembro de 2020

Quinta da Vegia Vinha de Santa Ana 2016 Branco

QUINTA DA VEGIA VINHA DE SANTA ANA 2016 BRANCO | DÃO | 12,5% | PVP  14,99€
ENCRUZADO, BICAL
CASA DE CELLO GESTÃO RURAL, LDA
17,5

Adoro quando uma relação com um vinho começa desta forma não prevista e quase como que forçada. A tentar escolher um vinho branco a partir de uma carta de vinhos apenas com os nomes dos vinhos (alguns deles errados) e sem indicação do ano de colheita, acabei por deixar nas mãos do empregado de mesa a escolha do vinho para o meu jantar.
Trouxe-me duas opções de visível tentativa de despachar o que lhe dava mais jeito. Como conhecia os vinhos perguntei-lhe o porqueê da escolha e não soube explicar. Pedi-lhe então um Dão. O que tivesse. Trouxe então este Quinta da Vegia que aceitei de imediato. Reparei no ano da colheita e fiz um pequeno sorriso que após alguns minutos se transformou num sorriso rasgado de ponta a ponta. Belissimo..
Cor amarelo citrino, mantendo ainda uma coloração jovem, sem tonalidades mais marcadas, aspecto límpido e brilhante. No nariz as notas de fruta amarela madura continuam distintas, definidas, bem ligadas com o traço mineral que acompanha o perfil, pontuado por floral bem medido, num conjunto elegante e cativador. Mostra na prova de boca que ainda é um jovem, apesar de não ser a colheita mais recente no mercado, com garra, corpo presente, com ligeira untuosidade, cremoso e envolvendo o palato, ao mesmo tempo que uma acidez fina lhe dá elegância e frescura, num conjunto onde a fruta mostra a sua qualidade. Harmonioso, elegante, fresco e revelando uma leveza natural. Final de boca longo e persistente.

Sem comentários:

Enviar um comentário