segunda-feira, 1 de março de 2021

Alto do Pocinho Reserva 2019 Branco

ALTO DO POCINHO RESERVA 2019 BRANCO | DOURO | 13% | PVP  9€
RABIGATO, VIOSINHO
QUINTA DOS TERMOS, LDA
17

Localizada na aldeia do Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa, a Quinta do Pocinho é uma propriedade histórica do Douro Superior. Conta com cerca de 22 hectares de vinhas em patamares e vinhas ao alto, entre as cotas de 200 e 350 metros de altitude. 
As castas predominantes desta propriedade são as tintas Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Tinta Roriz, e as brancas Rabigato e Viosinho, tendo ainda algumas vinhas velhas com mistura de dezenas de outras castas, originando vinhos que expressam a força telúrica do lugar. 
A Quinta do Pocinho foi integrada na família da Quinta dos Termos desde a colheita de 2019, e ambiciona reforçar o conceito de produção sustentável com foco nas castas tradicionais.
Cor amarelo citrino, bastante aberto, tonalidade esverdeada, aspecto límpido e jovem. Aromas com intensidade bem medida, elegante e delicado, com a fruta critrina a mostrar-se num primeiro plano, bem ladeado por lado mineral, silex e pedra molhada. Na boca, com boa densidade e volume, toque aveludado, fruta sumarenta citrina , acidez no ponto, com ligeira secura, boa amplitude e final de boca longo. 
A 200/350 metros de altitude e num local onde as temperaturas no verão honram o epíteto de inferno parabéns à frescura e elgância com que se apresenta. Fiz questão de o casar com dois momentos distintos. Com um Pargo Mulato assado no forno e no dia seguinte com algumas peças de sushi. E que bem que esteve em ambas as ocasiões.

Sem comentários:

Enviar um comentário