Tipo: Vinho Tinto
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca
Região: Douro
Teor Alcoólico: 17%
Produtor: Brites Aguiar Lda
Preço: 20€ vap
Nota de Prova
O famoso Bafarela 17, com 17º teor alcoólico. Durante algum tempo andei curioso na procura deste vinho. Curiosidade. Queria provar. O Pedro Barata do Blog Os Vinhos fez-me a surpresa numa prova cega... que não me manteve cego durante muito tempo. Obrigado.
Cor rubi concentrado, opaco, escuro, com aspecto espesso e denso. No nariz, mesmo a uma temperatura controlada mais baixa que o normal para um tinto, a intensidade da fruta preta bem madura não se faz de forma discreta, muita ameixa preta e amoras silvestres muito maduras, toques especiados e sensação alcoólica presente. Não esconde o seu teor alcoólico. Não se torna desagradável, mas está lá. Na boca, volumosa, densa, mastigável, a sensação do álcool desce um pouco, continua com notas muito intensas de ameixa preta e amoras silvestres, deixando notas licoradas e tostadas. Final longo, persistente, mas deixando sempre a marca pelo álcool. Sem comida é impossível. Com a gastronomia adequada sobe uns pontos.
Classificação: 80/100
o grande reserva 17 de 2008 é outra loiça. desse gostei. mas tb não esconde os 17.
ResponderEliminarsem comida é impossível ? Vinho com menos de 14.5 é água com uvas.
ResponderEliminar"vinho com menos de 14.5 é água com uvas"???!?!?!?!???
ResponderEliminarDescupe, todos temos direito a dizer o que pensamos, mas isso é das maiores asneiras que já li sobre vinho.
O alcool tem que estar em equilíbrio com o vinho. Posso dizer que já bebi vinhos com 15,5% que o alcool estava em harmonia e vinhos com 13,5% em que só sabia a alcool.
Aconselho a repensar sobre o que disse de uma forma simples: beba muitos e variados vinhos, sem complexos de terem graduação alta ou baixa. Aí então vai entender o que disse.
Bom dia, alguem me podia dizer onde posso comprar este Bafarela 17 2008 sff?
ResponderEliminarEm garrafeiras como a GN/Garrafeira Nacional ou em alguns supermercados Intermarché da região norte. Por exemplo, Vila Nova de Foz Coa sempre os teve.
ResponderEliminarBoa tarde, desculpe a insistencia mas você nao me arranjava o seu contacto sff para podermos falar sobre o vinho?
EliminarCumprimentos
Mto obrigado pela atenção, sem querer abusar (já abusando) você nao me poderia mandar isso a cobrança sff?Vivo em Pombal (Leiria) e a viagem ficar-me-ia muito fora de mão...
ResponderEliminarCumprimentos e mais uma vez obrigado pela atenção
Envie-me o seu contacto mail. Não o publicarei.
ResponderEliminarTudo o que foi dito sobre este vinho de excelência está correto, pois trata-se um vinho que só a alguns toca a oportunidade de o poder saborear.
ResponderEliminarNo entanto informo que o preço acima indicado, está muito, mas mesmo muito à quem de ser verdadeiro, tem de se informar melhor, pois nos super mercados não existe nem nunca existiu o Bafarela 17, e nas garrafeiras existiu, repito, existiu em poucas quantidades mas com um custo bastante mais elevado. Bem aja a quem produz este vinho que para mim, o melhor vinho de Portugal, grande abraço a todos os apreciadores de bom vinho.
Boa tarde a todos, falando sobre este vinho de excelência, (Bafarela 17)tenho de concordar com quase todos os comentários, pois é um vinho especial que poucos infelizmente tem o privilegio de o saborear, no entanto, não posso deixar de frisar que este vinho não se encontra nem nunca se encontrou à venda em super mercados, encontra-se sim o Bafarela grande reserva e o Bafarela reserva. Quanto ao preço indicado neste blog, é melhor o senhor se informar melhor pois nas poucas garrafeiras que tiveram o privilégio de o comercializar tem como preço base a rondar os 55 euros... e estamos a falar do ano de 2011, pois os anteriores (coisa muito rara) tem valores muito mais altos. Bem aja à quinta de Brites Aguiar, que criou este vinho.
ResponderEliminarEncontra-se á venda no Bumbo de Setúbal.
ResponderEliminar