segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Restaurante São Domingos - Évora

A gastronomia alentejana está bem representada em muitos dos habituais restaurantes da região, naqueles que todos conhecemos e reconhecemos como sendo grandes cozinhas desta arte que nos seduz. Por vezes, no entanto, colocamos de lado muitos outros que merecem a nossa visita e que nos brindam também com suculentos repastos.
Neste dia fui até Évora e como sugestão de um amigo almocei no Restaurante São Domingos. Numa travessa à rua principal que liga a Praça do Giraldo à porta da Cidade do Convento de Santa Helena do Monte Calvário lá o encontrei, espreitei e estando praticamente vazio lá  assentei as minhas coisas.

Para a mesa vieram logo algumas coisinhas que aguçaram o apetite. O Pão Alentejano, o Paio e o Queijo de aroma pronunciado não me deixaram indiferente. Os cogumelos, parecendo ficar deslocados na imagem, foram para trás. 

A ementa era farta e, na impossibilidade de provar de tudo um pouco, como apetecia de momento, lá se decidiu pela Sopa de Cação, cheia de sabor, cheia e opulenta, com aroma irresistível e a fazer crer que iríamos ficar só por este banquete.

Fomos audazes e seguimos ainda para as Bochechas de Porco Preto Em Vinho Tinto com Migas de Espargos. Mais uma escolha acertada. As Bochechas estavam de comer à colher e as Migas fizeram-lhe a companhia ideal. Aprovado.

Chegados à sobremesa e perante a indecisão do momento, foi sugerido pela casa uma espécie de pijaminha de doces típicos. Desconfio que não tenha sido a primeira vez, mas assim lá foi o Morgado de Amêndoa, Gila e Ovos, o Bolo de Mel e Nozes e a pecaminosa Encharcada.

Tudo isto casado com vinho alentejano, a preços razoáveis, num espaço muito familiar e acolhedor, embora sem as mariquices de outros sítios. Um restaurante com decoração regional e a pedir que se fique mais um pouco para além da refeição.
No caso do vinho, um tinto, foi servido a boa temperatura, tendo sido de inicio refrescada a sua temperatura, sendo também usados copos indicados para o mesmo.

____________________________________
RESTAURANTE SÃO DOMINGOS
Tipo de Cozinha: Regional Alentejana
Copos de Vinho Adequados: Sim (podiam ser melhores)
Estacionamento: Fácil (Pago)
Preço Médio Refeição: 20€
Morada: Travessa da Mangalaça, 7000-618 ÉVORA
Telefone: +351 266 703173
Na Net: Facebook

2 comentários:

  1. Sempre que vou a Évora, não falho a ida a este restaurante.

    ResponderEliminar
  2. Também já experimentei este restaurante em Évora, não provei a sopa de cação, so ainda provei o prato de bochechas ao vinho com as migas que estavam excelentes. Provavelmente as melhores que alguma vez comi.

    ResponderEliminar