domingo, 18 de agosto de 2019

Restaurante Clube Lisboeta - Lisboa

Lisboa. A uns passos do Príncipe Real, mas ainda assim longe o suficiente da confusão que costuma ser o lugar da moda,  num local pelo qual poderemos passar sem perceber o que existe mesmo ali ao nosso lado. Fomos com a expetativa de conhecer algo diferente e fomos surpreendidos por uma cozinha do mundo que entusiasma de prato para prato e que se transforma numa experiência totalmente gratificante.

O espaço está muito bem conseguido. Desde a decoração, sóbria, a transmitir um toque familiar, mas ao mesmo tempo uma sensação de viagem, com a luz no ponto, sem ficarmos na penumbra, mas também sem uma iluminação em exagero, dando a sensação de espaço. 
Na cozinha com vista para a sala, ou vice-versa, conforme o lugar onde nos encontramos, o Chef José Lopes, com passagens por Restaurantes como o A Ver Tavira, Molhe Restaurante Terrace Longe and Events, Atelier de Comida Santo António e Eleven, fazia a sua magia. Na sala, os  grandes janelões para a rua, sempre movimentada e apressada, funcionavam como caixa de luz para o exterior.
O atendimento, sempre muito simpático e disponível, teve a paciência suficiente para todas as  minhas dúvidas, para os meus pedidos constantes para poder tirar fotografias e para nos acompanhar numa aventura até ao Peru.
Decidimos pelo menu de degustação dedicado ao Peru. Existe ainda o menu dedicado a Portugal, ao Japão e a Marrocos. Ficámos com pena de não irmos até Marrocos, mas fica para outra ocasião. 

O Check In foi de imediato feito com o Pisco Sour que, diga-se em abono da verdade, foi dos melhores que tenho bebido nos últimos tempos. Em poucos minutos, e enquanto esperávamos, chegou uma pequena surpresa do Chef. Para Amuse Bouche um Sashimi de Dourada, Caldo Dashi com Caldo de Peixe , Espuma de Chá Lapsangsouchong (chá chinês). Inicio prometedor. Muita frescura e simplicidade de sabores que resultaram em cheio.

Ainda não tínhamos acabado de saborear este momento e foi logo colocado na mesa o Couvert da casa constituído por alguns tipo de pão, que podem variar consoante o dia, mas que neste caso foram  o Pão de Trigo, o Pão de Centeio com Crosta de Cerveja e o Polvilho de Queijo da Ilha. Para acompanhar um Humus de Beterraba, Azeitonas Temperadas, Manteiga Ghee de Garam Massala e uns Tremoços com Malagueta. Tudo muito bom, com destaque para o pão que é uma autentica tentação pecaminosa. Tirem-me o cesto da frente sff!

Seguimos. A Entrada brilhou. Chips de Banana Pão, Sticks de Milho Cozido, Dips de Abacate Picante e Creme Queijo. Os chips estavam estaladiços e sequinhos, o Milho cozido no ponto, equilibrado entre doce e picante e o abacate picante também a mostrar-se embora pudesse estar "picante".

A Polenta Grelhada de Chili com Carne e Queijo Gratinado foi o prato seguinte. Não costuma ser dos sabores que mais me agradam e até lhe costumo ser um pouco indiferente, mas o facto é que o toque mais spicy me convenceu desde o inicio. A dose podia ser um pouco mais pequena, mas não ficou nada para contar a história.

Com o Robalo, Leite de Tigre, Puré de Milho, Milho Grelhado, Batada Doce e Pipoca entrámos no prato de peixe. Maravilhoso de aspecto e com um mix de sabores incrível. Percebeu-se a frescura do peixe e da forma como foi tratado na cozinha. Corte finíssimo, mantendo a textura do peixe. Obrigatório.

Para o prato de Carne, um prato também muito bem conseguido esteticamente, como de sabor. A Perna de Frango ao Molho de Aji Amarelo, Cogumelos, Quinoa e Salsa Crioula soube estar ao mesmo nível da experiência . Sem estar seco ou cozinhado em demasia, mantendo os sucos da carne e com uma bela ligação ao sabor mais terroso do cogumelo e da própria quinoa.

Para terminar, a sobremesa. Um belíssima e bem conseguida Panacotta de Milho com Caramelo Salgado, Sorbet de Ginja e Pipoca Doce. Finalizar uma refeição em beleza é possível.
Destaco ainda a selecção de vinhos numa carta não muito extensa, mas com boas soluções e para todos os preços. A possibilidade de doses a copo para alguns dos vinhos também acrescenta uns pontos à experiência.
Para a próxima talvez a viagem se faça por Marrocos ou que se vá experimentar o Brunch. Deixou saudade.
______________________________
CLUBE LISBOETA
Tipo de Cozinha: Portuguesa e Internacional
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo: Sim
Estacionamento: Sim
 
Preço Médio p/ Refeição: 40€
Morada: Rua da Escola Politécnica, Nº 92 1250-100 LISBOA
Telefone:  +351 925 626 105
Na net: Clube Lisboeta

Sem comentários:

Enviar um comentário