quinta-feira, 18 de março de 2021

Maturado Borralha do Lis | O Bolo Que É Um Tesouro de Infância

Como se de um quiejo se tratasse, este bolo resulta de uma maturação em ambiente controlado. Igualmente como o queijo, tem um forte, impactante e perfumado aroma, capaz de deixar a casa toda com um aroma delicioso, e na boca, desdobra-se em sabores de uma subtilidade não esperada.
A caixinha onde chega conta que nasce nas margens do Lis, bem próximo do Pinhal do Rei, pelas mãos de Madalena Gonçalves, que fiquei com vontade de visitar não fosse o estado de pandemia, e que faz juz à antiga tradição da colheita e preparação do pinhão nas eiras da então pequena povoação de Santa Maria da Marinha.
 
O pinhão, a tela de algodão que o envolve, a caixa de balsa e a Rosa-dos-Ventos constituem um conjunto de elementos que fazem deste bolo um verdadeiro portento e que também é conhecido por Bolo dos Viajantes. Um bolo de memórias de infância, mas também resultado de uma paixão pela alquímia culinária. Um pequeno tesouro.

Ficam as dicas que deve seguir na compra de um Maturado Borralha do Lis. Embora o possa servir num qualquer superfície à sua escolha, prefira servi-lo no tecido que o envolve ou na sua própria caixa. Deixe-o respirar, como se fosse um vinho e dadas as suas características sirva-o em pequenas colheradas ou fatias que deve cortar de forma delicada. 
No copo, para o acompanhar escolhi um vinho da Madeira que com a sua acidez e doçura equilibrada criou uma harmonização perfeita.

De momento, para comprar esta iguaria, pode fazê-lo por encomenda através do endereço mail mgborralhadolis@gmail.com ou contacte a Madalena Gonçalves através do número 935 487 507 que vos pode ajudar a conhecer outras delicias que apenas ainda visualizei nas muitas fotografias na sua página de facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário