segunda-feira, 24 de maio de 2021

Esporão Reserva 2017 Tinto

ESPORÃO RESERVA 2017 TINTO | ALENTEJO | 14,5% | PVP 14,90€
ALICANTE BOUSCHET, ARAGONEZ, TRINCADEIRA, CABERNET SAUVIGNON
ESPORÃO, SA
17,5
 
Já com a colheita de 2018 na calha para prova (acabadinho de sair) dediquei-me a relembrar a colheita anterior e, sem surpresa, a constatar que o tempo de garrafa só lhe fez bem e que este Reserva Alentejano tem tudo para uma guarda de sucesso. 
Considero-o um dos valores seguros, neste patamar de preço. Qualidade superior, consistência colheita após colheita, na minha lista de preferências desde a sua primeira colheita, isto é, 1985. 
Cor vermelho rubi intenso, média concentração, tonalidade jovem, aspecto límpido. Plano aromático complexo, com a fruta vermelha e preta madura nítida e fresca, em equilíbrio com notas de alguma torrefação, café, algum vegetal, balsâmico fresco, especiaria fina, pimentas, ligeiro fumado, notas de bosque, turfa levantada, respirante. Boca segura, com estrutura e textura mordiscável, revelando untuosidade e cremosidade, ao mesmo tempo que mostra garra e carácter, fruta bem colocada, de qualidade, fresca, com sabor, tanino polido, grande harmoia das partes e com um final de boca longo e persistente.
Leve este vinho para a mesa com pratos do receituário tradicional alentejano, pratos à base de carne, pratos com complexidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário