terça-feira, 29 de junho de 2021

Restaurante Herdade da Urgueira - Perais (Vila Velha de Rodão)

A poucos minutos de distância do centro de Vila Velha de Rodão encontramos a Herdade da Urgueira, um pouco perdida na paisagem já a lembrar que o Alentejo está bem perto, quase que no meio do nada, dando, desde o primeiro olhar, a sensação que podemos ser muito felizes por ali. 
A Herdade da Urgueira oferece experiências de lazer na temática do olivoturismo, promovendo a cultura e as tradições da região. Este projecto dispõe de uma vasta área reservada ao contacto com a fauna e a flora, beneficiando da albufeira de uma barragem nas proximidades do complexo habitacional. Na zona envolvente à herdade é possível a prática de actividades de lazer ao ar livre, como a caça e a pesca. Os visitantes podem usufruir de uma experiência única, onde a natureza assume lugar de destaque.
 
Para além dos sete apartamentos, a Herdade tem ainda um restaurante que serve refeições quer para quem fica alojado na propriedade, ou quem, como nós, procure apenas um bom sitio onde almoçar ou jantar. Entusiasmados com que vimos do lado de fora, nada como avançar e rapidamente satisfazer a nossa curiosidade.
 
O jovem Chef João Mateus lidera a cozinha que nos apresenta uma ementa baseada em sabores regionais e tradicionais, juntando-lhe um cunho pessoal, sem se afastar daquilo que são os ex-libris gastronómicos da região. O Maranho Beirão, o Borrego, o Peixe do Rio, o Polvo ou a Tigelada são alguns dos pratos presentes na ementa.
A carta de vinhos é bastante diversificada, com muitas referências locais e com preços saudáveis. O curioso e de aplaudir é verificar que também existe uma carta de azeites que devia ser mais promovida pela casa, mas que é, de facto, motivo de satisfação.
 
Entrada na mesa composta por enchidos e queijo regional fatiado. Não podendo faltar uma tapenade de azeitona simples e deliciosa. A entrada quente escolhida foi a Alheira com queijo da região, citrinos e doce de maça e canela que se comeu num abrir e fechar de olhos. A ligação de sabores doces, acidos e salgados é arrebatadora.

Como prato de peixe a nossa escolha foi para o Polvo à Urgueira que poderá muito bem ter sido o melhor polvo comido em restaurante nos últimos tempos. A carne, um Naco de Vitela no ponto indicado, cheio de sabor. Nada mais a acrescentar e nem se pedia mais.

Para terminar em beleza as sobremesas. A Panacota com doce de ovos e amêndoa e Tigelada com Gelado de Baunilha e Caramelo. Barriguinha cheia, satisfeitos com a experiência, ainda a tempo para um passeio recuperador pela Herdade. 
________________________________________
RESTAURANTE HERDADE DA URGUEIRA
Tipo de Cozinha: Portuguesa, Tradicional, Regional
Copos de Vinho Adequados: Sim
Vinho a Copo:Não
Estacionamento: Sim
Horário de funcionamento: Das 12:00h às 15:00h e das 19:00h às 23:00h; Encerra à segunda-feira.
Preço Médio p/ Refeição sem vinho: 15€

Morada: Vale de Pousadas - Perais 6030-153 VILA VELHA DE RODÃO
Telefone:  +351 272 073 569
Na net: Herdade da Urgueira

Sem comentários:

Enviar um comentário