segunda-feira, 19 de julho de 2021

Quinta de Cidrô Chardonnay 2018 Branco

QUINTA DE CIDRÔ CHARDONNAY 2018 BRANCO | DOURO | 13,5% | PVP  15€
CHARDONNAY
REAL COMPANHIA VELHA
17,5
 
Corria o ano de 1996 quando a Real Companhia Velha criou um departamento de experimentação vínica, ao qual deu o nome de Fine Wine Division (FWD). Daqui nasceu, também na mesma data, o primeiro Chardonnay deste produtor de vinhos do Douro e Porto. Pela sua história, estórias e consistência, o Quinta de Cidrô é considerado um dos, se não o mais famoso Chardonnay de Portugal. 
Este Quinta de Cidrô Chardonnay é um branco que impressiona pela sua concentração e intensidade, exibindo uma complexidade de aromas tropicais, harmoniosamente integrados com ligeiras nuances de madeira e notas amanteigadas. Com uma excelente acidez, é um vinho refrescante e muito equilibrado, com um final de boca longo e persistente.
Este 2018 é a colheita que está atualmente no mercado.
Cor amarelo definido, com tonalidade aloirada, reflexos dourados, aspecto límpido e brilhante. No plano aromático revela-se intenso, grande concentração, com o fruto tropical bem casado com o fruto de caroço, abacaxi, maça amarela, pera madura e pêssego, leve tempero floral e especiado, amanteigados em fundo, num conjunto que se apresenta com muita frescura. Na prova de boca destaque para o seu volume e textura,  alguma volúpia e untuosidade, cheio, com uma acidez salivante, que lhe dá muita vida, fruta de qualidade, harmonioso, terminando longo, elegante e até mesmo algo guloso.
Um grande branco para a mesa, peixes mais gordos, carne de porco com alguma gordura e queijos de pasta mole de média intensidade a fortes.

Sem comentários:

Enviar um comentário